27 de maio de 2012

Banheiros!!!


Olá, pessoal!!! Hora de falar mais um pouquinho sobre a vida em Beijing. Acho que a grande maioria das pessoas pensa que banheiro é banheiro e ponto final, não importa em que local do mundo se encontre. De certa maneira, isso é verdade, mas a maneira de utilizar o banheiro pode variar bastante.

Para começar, vamos falar das crianças, ou melhor, bebês, que não usam fraldas e sim uma calça com um "rasgo" no meio do "popo". Isso mesmo, onde deveria ser a costura da calça, fica tudo aberto. Eles partem do principio de que a criança aprende desde poucos meses a dar sinais de que precisa fazer xixi ou o número 2, e aí, com o "rasgo"na calça, é só colocar a criança sobre uma lata de lixo, num canto da guia, um buraco no chão, para fazer suas necessidades. Algumas poucas vezes eles chegam a levar a criança até um banheiro, mas mesmo assim não vai ser dificil ver a criança ser colocada sobre a pia ao invés do vaso sanitário.

Outro ponto curioso, é que com a calça aberta, tudo fica exposto, e quando as crianças sentam, seja no chão, carrinho de mercado, balanço do parque, taxi, etc, entra em contato com a sujeira que estiver ali. Imagine a quantidade de doenças às quais essas crianças estão expostas??? Tudo bem, não pode criar a criança numa redoma de vidro, contato com algumas coisas é bom  para criar anticorpos, mas não precisa exagerar. Demos de cara com um menino usando esse tipo de roupa no mercado esse fim de semana, eu acabei virando a Camila de costas pra ele e eu mesma me virei depois de um tempo, pois me senti incomodada com o menino sentado de perna aberta, com tudo de fora. Tá, é só uma criança, mas não acho nada agradável de se ver.

Saindo das crianças e passando aos adultos. Aqui na China, banheiro é um  buraco no chão. Lógico que tem uma porcelana, descarga e tal, mas ainda sim, você tem que ficar de cócoras para fazer qualquer coisa. Eu evito ao máximo utilizar o banheiro quando não estou em casa (temos banheiro ocidental), mesmo em alguns lugares você encontrando os dois tipos de sanitário. Só que quando a vontade aperta (tipo depois de várias cervejas) não tem jeito. Aí tem dois dilemas, quando tem banheiro normal, vai estar todo imundo, pois os chineses acham nojento sentar no vaso e chegam a subir e ficar de cócoras, o que além de ser perigoso (é bem comum alguém escorregar e se machucar muito), acaba deixando o banheiro todo sujo, porque respinga para tudo quanto é lado. No banheiro chines, também é tudo respingado em volta. Sem contar a falta de prática de ficar de cócoras, tem o problema da roupa. De vestido é fácil, mas de calça a coisa complica, porque quando você abaixa a calça, ela fica no meio do caminho. É uma tortura, kkkkk!!!!

Ah, e papel higiênico não estará presente na maioria dos banheiro públicos. E as pessoas não tem o hábito de lavar mão depois de irem ao banheiro e sempre me olham como se eu fosse algo muito bizarro quando vou lavar as minhas mãos. O duro é muitos banheiro tem porta que abrem para dentro, te obrigando a encostar na porta para sair, ou seja, no mesmo lugar que os outros que não lavam as mão encostaram antes. Arrrrghhh!!!

Ou seja, a dica é evitar usar banheiros públicos e sempre ter papel higienico ou lencinhos umidecidos na bolsa.

Beijoquinhas "Made in China"

0 Comentários!: