8 de março de 2012

E sobre a falta de combustível em SP...






As duas fotos foram tiradas da janela da minha sala, um dia limpo e o outro extremamente poluído. Vejam que não dá para enxergar o prédio na segunda foto.

Tenho visto as pessoas reclamarem da falta de combustível em SP e culpando o prefeito por sancionar a lei que restringe a circulação de caminhões na cidade. Agora pensem, quantos estariam reclamando se não houvesse faltado combustível??? A restrição em SP é das 5hrs as 9hrs da manhã e das 17hrs as 22hrs. Ou seja, durante o dia, o abastecimento pode ser feito normalmente. (calma, não estou defendendo o Kassab!!!)

Em Beijing os caminhões não podem entrar durante o dia todo, e a cidade funciona normalmente. Ainda há trânsito, mas será que se eles continuassem a circular pela cidade o dia todo, eu teria tido a oportunidade de tirar a primeira foto?

Aqui as restrições vão além, motos são proibidas na cidade, as elétricas são permitidas. E para comprar um carro, você deve se inscrever em um sistema de sorteio de placas, e esperar até ser sorteado (e torcer para que não demore muito). Carros registrados fora de Beijing não podem circular dentro da cidade, a não ser com autorização. E o transporte público aqui é lotado, e a boa parte dos onibus estão velhos. Mas não sobre outra opção.

Entendo parte da revolta, afinal, o trecho Norte do rodoanel não está pronto e muitos dos caminhões precisam atravessar a cidade por conta disso, mas a restrição é necessária não só pelo trânsito, mas também pela saúde da população, afinal, não é nada agradável acordar de manhã e se deparar com a segunda foto. Sair de casa com crianças nesse dia é loucura. Enquanto a Camila é pequena, eu tenho como ficar em casa e mantê-la longe da poluição, mas crianças maiores que precisam ir a escola não têm a mesma sorte. E nas famílias onde pai e mãe trabalham, até as pequenas tem de enfrentam a poluição para ir para escola/creche.

Em dias muito poluídos a gente sente as vias aéreas ardendo ao respirar, cheiro pega nas roupas e o cabelo. E até dentro do shopping o ar ficamm embaçado como o da segunda foto!!! Quase nunca abrimos as janelas de casa e tivemos que comprar purificadores de ar...

Digo para esse caso, o mesmo que para disse na época do caso das sacolas plásticas no mercado (que aqui também são cobradas em TODOS os mercados - e o salário da população é bem menor que no Brasil): as pessoas precisam deixar de ser egoístas e olhar só para o próprio umbigo. Está na hora de pensar um pouco nos outros e, principalmente, no futuro. Muita gente diz que não adianta fazer nada, porque o outro não faz, mas eu acedito que se cada um fizer o pouco que está ao seu alcance, dá pra melhorar bastante coisa a longo prazo. Isso mesmo, longo prazo, porque nenhuma grande mudança acontece a curto prazo. Se acontecer, algum dos lados será prejudicado...

Desculpem o desabafo...

Beijoquinhas "Made in China"

0 Comentários!: