13 de março de 2012

Comer, comer...


Muito se lê por aí sobre a comida chinesa, principalmente sobre o fato de comerem escorpião, bicho da seda, cachorro e etc. Já fiz um post com as fotos da rua onde vendem os espetinhos de tudo quanto é bicho que você pode imaginar (para quem não viu, clique aqui). Sobre o cachorro, posso dizer que é verdade, mas nunca vi, comi ou estive quem qualquer lugar que servisse. O que é muito comum por aqui são os intestinos e orelhas de porco e intestinos e pés de galinhas crus. Alguns vendem no setor de salgadinhos do mercado... arrrrggghhhh!!!!!

Fora isso, existe muita coisa boa para se comer por aqui. E posso assegurar que não existe nada de semelhante ao servido nos ditos "restaurantes chineses"do Brasil. Eu até hoje não comi nada que se assemelhe ao frango xadrez. No maximo algumas coisas que dá pra relacionar com rolinhos primavera e yakissoba, mas não chega tão próximo assim para dizer que é parecido.

Entre os meus pratos preferidos esta o Pato de Pequim. É considerado um prato tradiconal Chinês e é preparado desde os tempos imperiais. O pato tem a pele bem dourada e crocante, servida com uma fina camada de carne e cortado na frente dos clientes pelo cozinheiro. É servido com panquecas finas e acompanhamentos, como pepinos, cebolinha, molho, etc.

Pato prontinho para ser cortado!!!

Cortando!!!

Camilinha gostou de ver o pato sendo cortado!!!

Já cortadinho na mesa!!!

Os acompanhamentos!!!

Enroladinho na panqueca!!!

Outra coisa que gosto muito são os Dumplings, ou para se mais exata, os Wontons. É uma massa bem fininha, feita com farinha, ovos, água e sal, recheada de sabores variados. Pode ser cozido em água, vapor ou frito. Os que comemos são cozidos no vapor:




E também podem ser servidos em sopas, a chamada Wonton Soup:


Claro que não podem faltar os noodles, o macarrão chines, que é servido "frito" ou em sopa. Tem gente que vai dizer que o noodle frito é igual ao Yakissoba, mas a massa é diferente e o tipo de carne e vegetais que acompanham varia de um restaurante para outro.


E para finalizar, o Hot Pot. A melhor forma de explicar é comparar com Fondue. Algumas pessoas até chamam de Fondue Chinês. Nada mais é do que um caldo com sabor, e você vai colocando as coisas para cozinhar lá dentro e conforme vão ficando cozidas, você come, acompanhado de molho ou não. E a variedade do que você pode colocar lá dentro é grande: carne, verduras, noodles, cogumelos, tripa, etc, etc, etc.




Entenderam quando eu disse que não ten NADA a ver com o que conhecemos como comida chinesa no Brasil??? Assim que for conhcendo mais pratos gostosos eu vou mostrando por aqui.

Beijoquinhas "Made in China"

2 Comentários!:

talude disse...

O pato já vi para vender na Liberdade, já pré-pronto. Meu sonho é um dia comer dumplings.

Anônimo disse...

ADOREI.... beijos
Re