23 de setembro de 2011

Momento Maternidade!!! #3


E o assunto agora é: Chupetas!!!

Eu desde a gravidez era totalmente contra dar chupeta e maridão concordava totalmente comigo. Acontece que a Camila desde que nasceu tinha uma necessidade de succão enorme. Ela passava horas no meu peito só por querer algo pra sugar, muitas vezes nem fome ela tinha. Ta certo que ela demorava um bocado pra mamar, mas um dia cheguei a ficar com ela 5 horas seguidas no meu peito, e se tirasse, ela abria o berreiro. Chegou a um ponto insuportável, pois meu mamilos ficaram muito feridos e essa succão, conhecida como "não-nutritiva", prolongada machucava ainda mais. Me rendi a chupeta.

Claro que quando aceitei que o marido comprasse uma chupeta, exigi algumas coisas, como um tamanho adequado, pois hoje já existem chupetas para recem-nascidos, de 0 a 6 meses, e a partir de 6 meses. Também pedi para que fosse BPA-free (o que nem precisava, pois tudo aqui é) e que fosse ortodontica. E é aqui que comecam as dicas.

A chupeta tradicional é a redonda:


Hoje já está comprovado que esse tipo de chupeta causa muitos problemas na formacão dentária da crianca. A recomendacão é a de evitar a chupeta a qualquer custo, mas caso seja mesmo necessário recorer ao uso de uma chupeta para acalmar o bebe, deve se dar preferencia para a chupeta ortodontica, e o modelo mais comum de chupeta ortodontica é esse aqui:

Eu conheci algumas mães que sofreram demais, pois os filhos não aceitam de maneira nenhuma esse tipo de chupeta.

No meu caso, o André trouxe para casa um tipo diferente de chupeta, que diz ser "amiga dos dentes". Ela não tem lado correto para ser utilizada, como a redonda, mas não prejudica tanto o posicionamento da lingua e dos dentes, já que se assemelha um pouco ao formato do bico da mãe quando o bebe está sugando:


A Camila pegou essa chupeta de primeira, enquanto eu (mesmo com dor pra amamentar, bicos rachados e sangrando) torcia para ela não pegar. Já que o inevitável aconteceu, aproveitei que a chupeta não tem aquela argola na frente e decidi que eu é que iria escolher as horas em que ela poderia usar chupeta, ou seja, só para dormir. A falta da argola auxilia pois não é qualquer prendedor de chupeta que serve nela e eu não me deia ao trabalho de comprar um que servisse.

Pesquisando no site do fabricante, descobri um lancamento que era ainda melhor para os dentes:


Aqui na Dinamarca eu não achava de maneira alguma, mas acabei comprando quando estava no Brasil. Acontece que as chupetas da Camila era de latex, e essa nova só tem de silicone com o que eles chamam de "silk touch". É uma textura diferente, e a idéia é simular a textura do bico do seio. Nem preciso dizer que a Camila não pegou de jeito nenhum. E não foi por falta de tentar. Ela simplesmente ficava com ansia e largava a chupeta. Continuei com a primeira chupeta dela, até que com pouco mais de 6 meses ela simplesmente parou de pegar a chupeta. E eu aproveitei pra nao dar mais. Melhor assim!!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!

0 Comentários!: