22 de março de 2009

Conhecendo a Dinamarca


Eu tô achando que ninguém mais anda lendo está “porqueira” deste blog… por isso acabei me desanimando no ritmo das postagens… sendo assim, vai hoje teremos um “momento cultural” aqui no Peripécias na Dinamarca!!! Afinal, não adianta eu ficar falando de um país que a maioria das pessoas não conhece “bulhufas”… tem gente que nem imagina onde ele fica kkkkk!!! Portanto, vai algumas informações sobre o “Reino da Dinamarca” para os leitores (será que tem algum ainda????)

A Dinamarca é um país escandinavo do norte da Europa composto pela península da Jutlândia (Jylland) e de 443 ilhas com nome, das quais 76 são habitadas, e entre as quais as mais importantes são Fiónia e a Zelândia (Sjælland). A ilha de Bornholm localiza-se um pouco para leste do resto do país, no mar Báltico. Muitas das ilhas estão ligadas por pontes. A ponte do Øresund liga a Zelândia à Suécia e a ponte do Grande Belt liga Fyn à Zelândia.


Localização da Dinamarca (em laranja)

O país é, em geral, plano e com poucas elevações (os pontos mais elevados são o Møllehøj, o Ejer Baunehøj e o Yding Skovhøj, todos com altitude apenas uns centímetros acima dos 170 m. O clima é temperado, com invernos suaves e verões frescos. As cidades principais são a capital, Copenhagen na Zelândia), Aarhus (na Jutlândia) e Odense (em Fyn).



Capital: Copenhagen (que também é a cidade mais populosa)
Língua oficial: Dinamarquês
Governo: Monarquia Constitucional
Moeda: Coroa Dinamarquesa (DKK ou Kr.)
Área: 43.094 km²
População (2008): 5.475.791 habitantes
PIB total (2006): US$ 198.5 (45º do mundo)
PIB per capita (2006): US$ 37.000 (6º do mundo)
Alfabetização: 99,9% (1º do mundo)
Fusa horário: GMT +1 (GMT +2 no horário de verão que vai do último domingo de marco, até o último domingo de outubro)
Código telefônico: +45
Código internet: .dk
Etnias: A maioria da população da Dinamarca é de ascendência escandinava, com pequenos grupos de inuits (provenientes da Gronelândia), faroeses e imigrantes. De acordo com as estatísticas oficiais, em 2003 os emigrantes compunham 6,2% do total da população.

Religião: De acordo com estatísticas oficiais de janeiro de 2002, 84,3% dos dinamarqueses são membros da igreja estatal, a Igreja do Povo da Dinamarca, também conhecida como Igreja da Dinamarca, uma forma de luteranismo. O restante professa predominantemente outras confissões cristãs, e há ainda cerca de 3% de muçulmanos.
FONTE: Wikipedia

Também quero falar sobre a culinária dinamarquesa, mas isso merece um post exclusivo… aguardem!!!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!

1 Comentários!:

Unknown disse...

Lindinha, eu sempre estou lendo tudo q vc escreve... estou com mtas saudades!!!!!!!

O bom é q abril está chegando!!!!!!!!!!!!!!

Beijokas,
Thá