14 de fevereiro de 2009

Sopa de legumes!!!!


Eu sei, eu sei, sempre prometo que vou voltar a postar todo dia aqui e não posto. Me perdoem, juro que vou tentar mais. O maridão ficou doente essa semana (dor de garganta e febre) e ainda por cima teve que viajar para a Finlândia. Como ele voltou e ainda tava ruim, fiz uma sopinha de legumes, e pela primeira vez usei carne vermelha pra fazer a sopa. Vou por a receita aqui, pro pessoal brasileiro que mora aqui e gosta de uma sopa, pq tem ingrediente que vai ser difícil de encontrar no Brasil, que uso em substituição das coisas que não encontro por aqui.

Falando em ingredientes, segue a foto da minha mais nova descoberta. Eu sempre via isso no mercado e ficava imaginando o que era e para que servia. Depois, descobri que eles usam na sopa. Anotei o nome e olhei no dicionário… vejam a foto e me digam o que vcs acham que é isso???


Tcham, tcham, tcham, tcham!!!!!!! É aipo!!!!!! Aipo???? Pois é, a raiz do aipo… dá um sabor super suave na sopa e ainda ajuda a engrossar o caldo. Bom substituto da mandioquinha (q eu ainda não encontrei por aqui).

Ingredientes
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
300gr de peito de frango ou carne em cubos (no mercado aqui é vendida como carne de goulash)
5 batatas médias em cubos
4 cenouras médias em rodelas
1/2 raiz de aipo
1 folha de louro
1 cubo de caldo de legumes
Sal e pimenta à gosto
Óleo para refogar
1 xícara de chá de macarrãozinho para sopa

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho e quando estiver ficando dourado acrescente o tomate, o louro e o caldo de legumes. Refogue mais um pouco, acrescente a carne e deixe dourar. Coloque as batatas, a cenoura e a raiz de aipo. Coloque água até cobrir e deixe cozinhar na pressão por 20 minutos. Coloque o macarrão (se achar necessário coloque mais água) e cozinhe por mais 5 minutos. Tempere com o sal e pimenta à gosto.

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!

2 Comentários!:

helaineh disse...

Que negocio estranho outro dia, eu falei que parece uma bola de capotão, daquelas furadas e bem sujas de tanto que já chutaram a coitada.
Mas que esse negocio é esquisito, isso é mesmo.

Jane Alves disse...

Adoro fazer um refogado de raiz de aipo com chuchu, nabo , abobrinha com
cebola, alho e azeite.
A sopa de raiz de aipo e maçã é uma das preferidas da apresentadora Oprah.
E já me disseram que o purê é maravilhoso!!!
Abraços desde de Portugal.