4 de abril de 2013

Gutter Oil!!!

Olá pessoal. Faz bastante tempo que não passo por aqui. Coisas para contar tem bastante, mas falta pique. Falta vontade. E falta uma internet decente. Tudo na China é bloqueado e para postar eu preciso connectar num serviço de VPN. A internet da China é bem lenta, usando o VPN, acaba ficando mais lenta ainda, e au acabo ficando sem saco de postar devido a demora para fazer qualquer tipo de upload e acho post sem fotos muito sem graça.

Acho que pelo tom dos meus posts dá pra sacar que eu não curto muito a vida na China. Como já disse antes, dá pra aprender muita coisa, mas infelizmente os contras andam sendo maiores que os prós. O que mais desanima é ver minha família (marido e filha) sempre doentes. Gripe e tosse é uma constante por conta do frio e da poluição, então estou na torcida de que o verão vá trazer dias melhores.

No momento nos encontramos em San Diego, marido teve trabalho para fazer por aqui e nos trouxe na mala. Qualquer oportunidade de sair de Beijing é bem vinda. Isso que voltamos de um mês no Brasil no início de março.

Uma das coisas que costumamos contar sobre a China e que choca mais as pessoas é sobre o Gutter Oil. Ficamos sabendo da existencia de tal óleo a algum tempo e nos ajudou a entender algumas coisas. Tudo começa quando andando pelas ruas da cidade, toda vez que passamos por restaurantes bem locais, baratos, onde o povão mesmo come, sentimos aquele cheiro de esgoto terrível. E claro que isso dexa a gente intrigado, afinal, por que sentimos cheiro de esgoto na porta de um restaurante. Pois bem, os chineses bem espertos decobriram que água e óleo não se misturam. A comida chinesa utiliza bastante óleo no preparo e esse óleo é descartado no ralo. Os espertinhos resolveram ir no esgoto, pegar o óleo que se separa da água, refinam novamente e vendem mais barato. Lembrando que esse esgoto que estamos falando é o esgoto comum para casa, restaurantes, hóteis, cozinhas, banheiros, etc. Imagina só o cheiro que tem o bendito óleo??? Eles também arrumaram uma maneira de "refinar" óleo a partir de sobrar de abatedouros (gorduras, pele, cabeça, e outras partes não utilizadas e que iriam para o lixo) para fazer esse óleo. Aí, juntando o fato de que chinês não escova dentes, dá pra imaginar como a boca desse povo é cheirosa...

Vou tentar passar por aqui com mais frequência.

Beijoquinhas "Made in China"

0 Comentários!: