6 de outubro de 2011

Amamentação em publico e momento maternidade!!! #5


Como já disse por aqui antes, desde muito antes de engravidar eu já tinha tomado uma decisão muito séria: iria amamentar exclusivamente por 6 meses e continuar com a amamentação complementar mesmo após a introdução de alimentos sólidos.

O que eu não esperava, era encontrar tamanhos obstáculos para isso. E não estou falando das dores, fissuras, dúvidas, noites sem dormir, ficar totalmente a disposição do bebê 24 horas por dia. Não, estou falando do preconceito. Preconceito com as mulheres que optam pela livre demanda, ou seja, amamentar o bebê na hora em que ele quer. Mulheres que não se prendem a um relógio, que não alimentam seus filhos com hora marcada, por tempo determinado e em local específico.

O que eu acabei descobrindo com minha decisão foi a de que grande parte do mundo acredita que quando uma mãe opta por amamentar seu bebê em livre demanda, ela deve ficar presa dentro de casa, uma vez que o bebê pode ficar com fome a qualquer momento, e não se deve correr o risco de isso acontecer em publico. Como assim??? Isso mesmo, existe um preconceito grande e idiota em relação a amamentar em publico. E isso me dá nojo!!!!

Muitas pessoas descrevem o ato de amamentar como um atentado ao pudor, uma vez que os seios femininos são vistos como algo sexual, e já li que algumas pessoas chegam ao cúmulo de alegar que as mulheres podem ter prazer sexual (leia-se orgasmos) ao amamentar. Não existe nada de sensual ou sexual no ato de amamentar. Se você pensa assim, experimente ter um bebê sugando seu mamilo por alguns segundos, só assim você terá idéia de quão idiota está sendo. A maldade (ou sexualidade neste caso) está nos olhos de quem vê. Eu duvido que exista uma mulher sequer no mundo que amamente com o intuito de ter algum tipo de prazer sexual. O único (e esse sim desejado) prazer que a mulher vai sentir com a amamentação é a satisfação de saber que está dando o melhor alimento para seu filho. E isso meus queridos, vale mais do que mil orgasmos!!!!

Esse assunto está sendo muito discutido na Dinamarca recentemente, uma vez que um café situado em uma grande e conhecida loja de departamentos no centro de Copenhagen resolveu proibir a amamentação no local após grupos de mães realizarem suas reuniões por lá e algumas das mães não serem "discretas"na hora de amamentar. Não estou defendendo aqui as mulheres que simplesmente ficam com o seio a mostra em qualquer lugar para amamentar, mas generalizar e proibir todas de amamentarem é extremo demais. Já vi gente dizendo que as mães deveriam ir para o banheiro amamentar seus bebês... só me respondam uma coisa: vocês fazem suas refeições no banheiro??? Se fizerem, me avisem, para eu nunca aceitar um convite para comer na sua casa!!

Eu mesma tenho um pouco de vergonha de amamentar em publico, por isso, sempre que sei que vou ter que dar de mamar pra Camila na rua, procuro sair com roupas próprias para amamentar, que me possibilitem fazer isso da maneira mais discreta possivel. Sem falar que estou sempre com a minha capa de amamentação, assim EU não me sinto constrangida. Afinal, quem tem que se sentir mal com isso sou eu, que tenho meu corpo exposto, e não quem está em volta. Mas se um dia, eu estiver sem roupa apropriada, sem capa, sem um local discreto, etc., etc., etc., e minha filha chorar de fome, não vou pensar duas vezes e vou amamentá-la, não importa onde. Não quer ver, olha pro outro lado!!!

Essa capa de amamentação eu comprei após muita pesquisa na internet sobre roupas para amamentar, amamentação em público e etc. As roupas de amamentar são bem práticas e discretas, mas costumam ser caras, dificeis de encontrar e com pouca variedade de modelos. A capa possibilita amamentar discretamente usando qualquer outro tipo de roupa. Ela tem uma aba plástica na gola que forma uma abertura para que a mãe e o bebê tenham contato visual constante, e isso é bem bacaba. Por mais que você possa se cobrir com uma fralda, mas é incomodo para o bebe, que não consegue ver a mãe. Sem falar que se você precisa ajeitar qualquer coisa por baixo da fralda, vai acabar jogando ela longe de raiva e ficando exposta de qualquer maneira. Comprei a minha pela internet aí no Brasil. Acho que  já coloquei o link aqui no blog, mas não custa repetir, não é mesmo: http://babymoment.loja-segura.com



Sobre o café em Copenhagen que proibiu a amamentação, houve um repercussão muito grande na midia então a loja acabou criando um café próprio para as mães irem com seus bebês, onde ela podem amamentar a vontade. Mas aí, fica a minha pergunta: Posso me sentir incomodada e pedir para que se reitre do local pessoas que não estiverem com filhos ou que estejam dando mamadeira. Afinal, eu posso me sentir "constrangida". 

Para quem mora na Dinamarca, fica a dica de que shopping's e grandes lojas costumam ter salas prórpias para amamentação chamadas "Ammerum". Só cuidado, elas normalmente são juntas do fraldário e vários pais (isso mesmo, homens) costumam entrar e sair para trocar seus bebês e eles podem se sentir "constrangidos" (e sim, estou sendo irônica aqui!!!).

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!

1 Comentários!:

Tatiana Toniolo disse...

Nossa Ná, esse lencinho para cobrir o bebê e a mamae durante a amamentacao em locais publicos e the best! Pq quantas e quantas vezes vemos aqui as mocoilas sacando as peitolas pra fora para amamentar os babies... Acho que ate o bebe nao fica a vontade com tanta gente olhando seu papá! Bjsss