27 de setembro de 2011

Momento Maternidade!!! #4


Acho que depois de 3 viagens intercontinentais em 8 meses de vida da Camila, eu posso dizer que sei um pouquinho sobre como viajar com bebês e é isso que quero compartilhar com vocês hoje.

Nossa primeira viagem foi quando a Camila tinha acabado de completar 3 meses, viajamos para o Brasil com conexão em Milão. Voltamos para Copenhagen, também com conexão em Milão, quando ela estava com 5 meses e 3 semanas.

Quando ela estava com 6 meses e 3 semanas fomos viajar novamente, dessa vez um voo direto, para a China. Ficamos la somente uma semana. E agora, ela está com 8 meses e 3 semanas, estamos na China novamente. Voltaremos para Copenhagen daqui 3 semanas, ou seja, Camila já estará com 9 meses e 10 dias.

Portanto, podemos dizer 3 viagens intercontinentais, 5 voos de longa duracão e 2 voos de curta duracão. E cada um à sua maneira!!!!

Depois dessas experiencias, posso dizer que prefiro voos noturnos. Eles geralmente decolam após a 21 horas, que é o horário que ela geralmente dorme, portanto, ela mama logo após a decolagem e já dorme. Acorda geralmente só para mamar, voltando a dormir, como faz em casa. O próprio avião é mais silencioso, já que quase todo mundo está tentando dormir também.

A volta da China para Copenhagen é sempre um voo no horário da tarde (decola por volta das 14 horas local), então a Camila dorme no voo somente uma vez. Mante-la entretida é dificil, uma vez que ela quer brincar, pegar tudo que ve pela frente e, ultimamente, engatinhar para tudo quanto é lado. Sem falar que com tanta coisa nova e diferente para ver, coloca-la para fazer a soneca da tarde no avião é uma luta e tanto. Tenho que esperar ela ficar chata de sono e dar o peito, senão, sem chance. Nessa hora é torcer para não ter outro nenem do lado que grita e chora cada vez que a Camila pega no sono...

Até od dois anos de idade o bebe não paga passagem, somente taxa de embarque, e em algumas CIA's aéreas, uma porcentagem do valor de um adulto, referente aos gastos de combustivel. Vantagem para os pais, que podem viajar sem gastar a mais por causa da crianca. Mas se lembre que se a crianca não paga passagem, ela também não terá assento prórpio. 

Até cerca de 9 meses e 11 kgs, você pode solicitar, no momento da compra da passagem, a reserva dos assentos da primeira fileira e do berco (verifique sempre a disponibilidade de berco na aeronave que faz o trecho). Isso ajuda bastante, principalmente nos voos noturnos. Algumas CIA's dizem que você pode solicitar o assento no Check-in, mas como eles normalmente vendem esses assentos da frente um pouco mais caros por terem mais espaco para as pernas, você pode acabar não conseguindo. Por lei, eles deveriam ressarcir a diferenca de quem comprou esse assento e colocar a pessoa com bebe ali, mas isso não ocorre na pratica na grande maioria das vezes.

Outra opcão é pagar uma passagem a mais e ter um assento para a crianca, onde vc pode colocar o bebe conforto. Não importa que o passageiro é um bebe, você irá pagar preco cheio na passagem nesse caso. Ou então, reservar sempre os assentos do meio do avião, que nromalmente são de 3 ou 4 assentos e torcer para que não sente ninguém ali. Aconteceu conosco quando viajamos para a China da primeira vez e não conseguimos reserva do berco.

Em relacão a comida, o ideal é sempre verificar com a CIA aérea qual é a regra deles, mas geralmente você pode embarcar com papinhas industrializadas e fórmulas infantis em pó. No avião, é só solicitar água quente, seja para o preparo da formula em pó, como para aquecer a papinha. Algumas CIA's também oferecem refeicão para bebes, se reservado com antecedencia. Para mim, essa foi outra vantagem do voo noturno. Come a papinha no aeroporto antes do embarque e so peito até o desembarque. Lembrando que mamar ajuda a aliviar a pressão nos ouvidos do bebe.

Normalmente o bebe tem direito a fazer check-in de uma mala, mas isso também varia de acordo com a CIA aérea. Verifique com eles também se pode levar seu próprio carrinho (ja falei sobre isso em outro post) até o portão de embarque, se pode embarcar com bebe conforto, etc.. Na mala de mão, além da comida, muito importante ter brinquedos, roupa limpa (para o papai e mamãe também, nunca sabemos qual será a extensão do acidente), fraldas, chupeta (caso o bebe faca uso), meias, casaco de frio (pois o ar-condicionado do avião costuma ser bem gelado).

Antes de viajar, verifique com o hotel onde ficarão hospedados se eles dispõem de berco. Caso não, o bebe pode dormir na cama com os pais ou você pode optar com investir num berco de viagem, principalmente se costumam viajar com frequencia. Escolha um leve e que seja facil de carregar. O meu é este aqui:



O mais importante é, prepare-se, pesquise e não deixe de curtir a vida só porque teve um bebe. Muito pelo contrário, após a chegada do bebe, você irá curtir suas viagens de uma nova maneira e terá muito para compartilhar e histórias para contar quando ele estiver mais crescidinho. Ah, não se esqueca da camera, você irá querer registrar cada momento dessa grande aventura.

Beijoquinhas Dinamarquesas

1 Comentários!:

Tatiana Toniolo disse...

Esse berço para viagem é ótimo mesmo Ná! Minha afilhada tem um e é ótimo mesmo!
Camilinha super viajada! Uma princesa mesmo! Bjsss