2 de junho de 2011

Aleitameno Materno Exclusivo!!!


Olá turminha!!! Pouco tenho aparecido por aqui. Estou curtindo minhas "férias", ou seja, aproveitando o tempo que maridão está aqui do meu lado e, claro, curtindo muito a minha princesa. No próximo sábado, Camilinha completará 5 meses. Crescendo e se desenvolvendo muito bem, saudável, feliz, brincalhona. Já está na casa dos 8 kgs.

Apesar de tudo, as pessoas ainda se surpreendem quando eu digo que ela só mama no peito. Nada de água, suquinho, cházinho. Sofri muito no inicio pra estabelecer a amamentacão e pretendo manter o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. O beneficios da minha decisão a Camila vai desfrutar a longe prazo, como menor indice de alergias alimentares, menor probabilidade de obesidade infantil, melhor imunidade contra doencas, etc.

Tenho visto pela internet que muitos médico indicam sucos de frutas a partir dos 4 ou 5 meses de idade, e até mesmo o inicio da introducao de alimentos com essa idade. Foi a recomendacão que recebi na Dinamarca. Mas assim como disse para a enfermeira lá, digo para todos por aqui: A ORGANIZACÃO MUNDIAL DA SAÚDE recomenda o aleitameno materno exclusivo até os 6 meses de idade. E após a introducão de alimentos, evitar sucos e sopas até o final do primeiro ano, uma vez que ao diluir o alimento em água, você ocupa espaco no estomago da crianca com um líquido com baixa concentracao de nutrientes, que poderia ser ocupado pelo leite materno, que mesmo após os seis meses contém os nutrientes na quantidade necessária para o bebe.

A introducão de alimentos deve ser feita gradualmente, um alimento por vez, durante cerca de 3 ou 4 dias, para avaliar de a crianca não rejeita o sabor ou tem algum tipo de alergia. Com seis meses, o bebe deve fazer somente 1 refeicao, passando para 2 refeicões aos sete meses e 3 refeicões aos oito meses. E deve se mater 3 refeicões até um ano de idade. Ou seja, inicialmente, a alimentacão é complementar à amamentacão e não o contrário.

Muita atencão também quanto ao o que oferecer a crianca antes de 1 ano de idade. Acúcar e doces nem pensar. Leite e derivados também não devem ser oferecidos a crianca no primeiro ano de vida, principalmente iogurtes, danoninho, etc. Bolachas devem ser eviatdas por conterem derivados de leite, acucar e gorduras.

Mas também não quero ser extremista, claro que se ela me ver comendo uma bolacha e ficar com vontade, vou deixar ela comer uma, mas isso não pode se tornar um hábito. As vezes sinto que poderia abrir mão dessas "frescuras" e não ter que me justificar para as pessoas, mas a saúde da minha princesa vem em primeiro lugar. Prefiro continuar acordando de madrugada para amamentar por mais alguns meses e ter uma filha saudável, do que optar por uma noite de sono inteira agora e ter que correr com ela pro Pronto Socorro no meio da madrugada depois.

Beijoquinhas Dinamarquesas

0 Comentários!: