22 de setembro de 2009

Dinamarca: da pré-história até a atualidade!!!!


Bom criancas, hj eu comecei um curso sobre a cultura e a sociedade dinamarquesa. As aulas serão todas a tercas de tarde, e no decorrer do curso iremos visitar vários museus. Hj foi a primeira aula, então aprendemos um pouco sobre a história da Dinamarca. Vou aproveitar e fazer um breve resumo para vcs.

De 70.000 a 15.000 a.C. foi a Era do Gelo por aqui, portanto os primeiros sinais de vida humana datam de 11.000 a.C., sendo em sua maioria cacadores e pescadores. Em 4000 a.C. os dinamarqueses se tornaram fazendeiros. No ano de 500 a.C. a populacão da Dinamarca era de cerca de 200 mil pessoas, tendo aumentado para 500 mil em 800 d.C.

De 800 a 1050 ocorreu a chamada era Viking, onde a populacão continuou a crescer, as primeiras cidades surgiram e houve a definicão de fronteiras e de um rei como lider. Um alemão chamado Ansgar tentou converter o povo ao cristianismo no inicio dos anos 800’s, sem muito sucesso. Isso só comecou a ocorrer, lentamente, durante os anos 1000’s.

Nessa época aumentaram os acordos entre a Dinamarca e outros países, e os homens geralmente se casavam com mulheres de outros países. (hahahaha já vi q as dinamarquesas eram osso duro de roer desde cedo!!!)

Na idade média, de 1050 a 1500, os dinamarqueses eram católicos e o rei e a igreja detinham o poder. Foi uma época de prosperidade, com o cultivo de terras, aparecimento de novas cidades (Copenhagen inclusive), até 1300. A populacão nessa época era de cerca de 1.000.000 de dinamarqueses. Em 1300 250.000 pessoas morreram de Peste Bubónica (peste negra). As batalhas entre os nobres, igreja e o rei aumentaram e nessa época a Dinamarca quase deixou de existir, mas a rainha Margrethe the I conseguiu unir os poderes do país com a Suécia e Noruega.

De 1500 a 1650 os desentendimentos acima citados quase levaram a uma guerra civil. O rei era escolhido pelos nobre e pela igreja. O rei Renascentista Cristhian IV fez muitas construcoes em Copenhagen, inspirado pelos alemães, mas perdeu guerras contra a Suécia e Alemanha, fazendo com que o país perdesse uma grande parte do território que possuia até então. Ele tb investiu em comércio e industrias, mas sem sucesso.

De 1650 a 1750 a Dinamarca era um país pobre, que quase não exportava, gastava muito dinheiro nas guerras contra a Suécia e muitas pessoas ainda morria para a Peste. Novamente o país quase deixou de existir. Em 1660 o rei Frederik III tomou o poder e implantou a monarquia absolutista, onde só ele tinha poder.

Comecou então a Era de ouro da Dinamarca, com aumento da agricultura, a inauguracão da Academia de Artes, o surgimento das primeiras fábricas e grande aumento das exportacões de alimentos, principalmente para a Inglaterra, que estava em plena revolucão industrial, com as pessoas saindo das fazendas e indo para as cidades, aumento a necessidade de comida por lá.

Em 1795 um incendio destruiu um terco de Copenhagen e em 1807 a Inglaterra bombardeu a cidade, deixando-a em ruínas, obrigando o país a se posicionar ao lado da Franca na Guerra de Napoleão. Em 1813 os bancos quebraram e em 1814 eles perderam a Noruega. Na verdade, eles estavam completamente na mão dos estrangeiros.

Somente nessa época os Dinamarqueses passaram a enxergar a Dinamarca como um país (até então era apenas um comércio, onde não importava se quem trabalhava era dinamarques ou não, contanto q o local prosperasse), surgiu então o hino nacional e uma série de artistas criaram pinturas e escreveram histórias. É nessa época que surgiram os artistas (escritores, pintores, escultores) dinamarqueses conhecidos internacionalmente. Mas somente em 1830 a economia comecou a melhorar. Em 1848 se inciou a monarquia constituicional que existe até hj.

As pessoas comecaram a se mudar para as cidades para trabalhar nas industrias, os fazendeiros se organizaram em cooperativas e a democracia surgiu na vida dos dinamarqueses. Até 1866 era o rei que decidia que poderia trabalhar no parlamento, o que só mudou em 1901, onde o partido mais votado pelo povo subia ao poder. Em 1915 as mulheres conquistaram o direito ao voto.

Na primeira guerra mundial a Dinamarca era neutra e ganhou muito dinheiro exportando comida para os países em guerra. A crise de 1930 influenciou muito a economia dinamarquesas e o número de desempregados era alto. Na segunda guerra, os alemães ocuparam o pais em 1940, mas o governo se manteve no poder (com sua policia e exército nas ruas) até 1943. Os alemães deixaram o pais em 1945.

Durante a guerra fria a Dinamarca se manteve ao lado dos EUA, e o dinheiro recebido auxiliou bastante no desenvolvimento do país. Em 1960, após pagar todas as taxas, od dinamarqueses ganhavam 12 vezes mais dinheiro que em 1800. Em 1945 a agricultura ainda era o negócio mais importante no país. De 1958 a 1973 houve o “boom” economico no país, onde pela primeira vez a industria se tornou mais importante que a agricultura. Houve o desenvolvimento do servico social, educacao, hospitais e o sistema de impostos era o mesmo conhecido hj em dia. Em 1950 os dinamarqueses pagavam 20% de impostos, mais de 40% em 1970 e hj pagam cerca de 50%. Mas na crise do petróleo de 1973 acabou com toda a própera economia do 15 anos anteriores.

No período de 1960 a 1970 houve uma revolucao cultural no país, com aumento no nivel educacional dos habitantes, as pessoas ganhavam mais dinheiro e se sentiam mais otimista e livres, buscando meios alternativos de vida. Nesse espírito surgiu Chirstiania, onde a idéia original era de uma grande casa onde todos eram pais e mães de todos, como uma grande família. Hj o local é famoso pelas drogas e problemas com a polícia.

O país é ativo na União Européia, Nacoes Unidas e NATO. A crise economica atual atingiu o país no outono de 2008 (outubro/novembro) e ainda precisamos esperar um pouco mais para saber ao certo quais serão os efeitos por aqui…

Bom, é isso… um pouco longo e chato, mas depois de aprender um pouco eu pude entender pq eles são tão patriotas por aqui, usando bandeiras do país em aniversários ou qq outra data q julguem importante (até para esperar algum parente no aeroporto). Para um país tão pequeno, que por pouco não deixou de existir tantas vezes, é certo que o povo hj tem que se sentir vencedores… só não exagerar, é claro…

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!

1 Comentários!:

Anônimo disse...

Cara Natália,

Este seu post não teve nada de chato! Foi um dos melhores, se não for o melhor! E olhe que lemos (eu e a Maria) todos, desde o primeiro post.

Embora seja médico, acho o estudo da história fantástico! Com o conhecimento da história teremos mais facilidade na interpretação de fatos do passado e também da atualidade. Este é um dos muitos problemas do nosso amado Brasil, nosso povo, em sua maioria, não sabe nada de história...

Mas gostaria de saber como é este curso, também é financiado pelo governo? Tem alguma relação com o curso do idioma dinamarquês?

Não sei se vc sabe, mas sou marido da Maria e estamos pensando em nos mudar para aí e seu Blog é uma leitura frequente (não sei mais se tem trema ou não).

Um grande abraço e parabéns pelos seus conhecimentos da história da Dinamarca.

Carlos