6 de dezembro de 2011

Momento Maternidade!!! #8



Quando a Camila era recém-nascida, por causa das feridas no seio que sangravam, precisei tirar meu leite com uma bomba elétrica e oferecer para ela na mamadeira, mesmo morrendo de medo da confusão de bicos e que com isso ela parasse de vez de pegar no seio. Graças Deus tudo passou e amamentei exclusivamente até os 6 meses e continuo até hoje (Camilinha completou 11 meses ontem). Depois com calma faço um post sobre a bomba elétrica que usei, que achei maravilhosa, portanto quero contar pra vocês a minha experiência.

Hoje eu quero falar sobre mamadeira. Lá no inicio, Camila usou uma mamadeira normal, da Phillips AVENT, que já veio no kit da bomba. Tomou certinho de primeira, sem problema algum. Depois que parei de usar a bomba e dar mamadeira para ela, eu ordenhei meu leite algumas vezes em que ela não mamou tudo de madrugada e congelei para usar quando precisasse sair e deixar ela em casa com o André ou fossemos a algum lugar onde fosse ruim de amamentar. Acontece que quando precisei usar a mamadeira de novo, a Camila já não sabia mais como tomar nela e não aceitou tomar de jeito nenhum, e olha que era o meu leite, hein!

Com isso e com a minha capa de amamentação, eu acabei nunca mais usando mamadeira. Até quando ela completou 6 meses e entramos na fase dos alimentos sólidos. Faze-la tomar água era um sufoco, não sabia usar o bico da mamadeira, tentei aquele bico duros, com três furinhos, mas também não deu certo e no copo era uma molhaceira só. Com muita luta, fazia ela tomar um pouco de água, e com medo que ela ficasse constipada pela falta de hidratação, deixava ela mamar sempre logo depois das refeições.

Acontece que logo ela foi crescendo, comendo mais e não dava pra continuar amamentando junto da comida. Até porque, meu instinto dizia que já era hora de dminuir a quantidade de mamadas. Na busca por uma mamadeira que ela aceitasse encontrei uma da MAM, com um bico que na minha opinião, precisaria dos mesmos movimentos utilizados para mamar no peito. Não estava absurdamente cara, então resolvi comprar e ver no que dava. SURPRESA!!!! Camilinha tomou direitinho na primeira tentativa, deixando mamãe toda orgulhosa. Sei que muita gente vai dizer que não devia ser motivo de orgulho, mas acreditem, a quantidade de água que ela ingeria simplesmente triplicou quando comecei a usar essa mamadeira. Mas chega de papo e vamos aos fatos…

Ela tem um sistema “anti-cólicas”, onde furos selados por uma borracha interna no fundo da mamadeira permitem a entrada de ar enquanto a criança mama (eu não sei dizer se funciona, uma vez que a Camila não usou na época em que tinha cólicas regularmente, ou seja, até os 3 meses). Com isso, a mamadeira tem um processo de montagem diferente do tradicional, trazendo 2 peças a mais:

  
Primeiro montamos o fundo, ou seja, encaixamos a borracha no fundo da mamadeira para “selar”os furos:



Depois é só encaixar o corpo da mamadeira no fundo:



 Então, encaixamos o bico na rosca de cima da mamadeira:



E é só encaixar no corpo, tampar e tcham-nam:




E é claro que eu não poderia deixar de falar sobre o bico. Ela tem um bico de silicone com o chamado “toque de seda” que está presente em outros produtos da marca. É uma textura mais aspera, para dar à criança a sensação da pele da mãe. Ele também tem um formato achatado, bem semelhante ao formato que fica o bico do seio na boca da criança quando está mamando. E foi isso que me chamou a atenção na hora de comprar. Por conta desse formato a posição da lingua é a mesma de quando mama no seio, ou seja, por baixo do bico, pressionando o mesmo contra o ceú da boca. Mas apesar de tudo, acredito que a confusão de bicos pode sim ocorrer, uma vez que a “pega”é um pouco mais fechada do que no seio. Portanto, evite o uso de mamadeira se quiser continuar amamentando exclusivamente no seio, ou assuma o risco de que seu bebe pode largar o seio caso se acostume com a mamadeira. Para vocês entenderem melhor o que eu estou tentando dizer, segue as fotos, em diversos angulos, do bico:




Como a força da sucção e a quantidade de leite ingerida varia com a idade, existem 4 tipos de bico: 1 (0-1 mês), 2 (2-3 meses), 3 (3-4 meses) e X (à partir de 4 meses). Tenho em casa o 1 e o 2 que vieram com as mamadeiras que comprei e só tinha esse tamanho nas cores que queria e duas do X, que comprei só o bico separadamente. A diferença está no tamanho do furo, mas quase não se percebe só de olhar. Então, para não se confundir, tem uma marca no próprio bico indicando o tipo:


E o melhor, o bico encaixa na mamadeira da Philips AVENT que eu já tinha. Agora eu deixo os bicos 1 e 2 nas mamadeiras menores (125ml) da AVENT para dar água e suco e os X na da MAM (260ml) para dar leite. Sim, porque eu resolve iniciar o desmame da Camila. Vou fazer gradualmente, substituindo 1 das 4 mamadas do dia de cada vez. Comecei pela da noite, antes de dormer. A próxima vai ser a da manhã, pois assim fica intercalado, uma na mamadeira, uma no seio (ela ainda mama 1 vez de madrugada), sendo que a da madrugada vai ser a última a ser substituida. E antes que me cruxifiquem por isso, dizendo q devo amamentar até 2 anos e etc. Eu sei bem de tudo isso, de todos os beneficios e etc, mas estou seguindo os meus instintos e os chamados do meu corpo também. Adoro amamentar, me orgulho demais por ter ficado até 6 meses no aleitamento exclusivo e estarmos chegando a quase 1 ano com aleitamento continuado, mas cansa. A gente fica muito limitada, sempre que quer sair tem que pensar onde vai, pois tem que poder sentar num lugar calmo pra amamentar, tem que ter uma roupa adequada e que nem sempre se adequa à ocasião. E chega uma hora que a capa de amamentação não dá mais conta. Camila chegou até aqui sem NUNCA, mas nunca mesmo ter ficado doente. Sinto que fiz minha parte e que dei para ela o melhor que pude. Agora está na hora de seguir em frente.

Beijoquinhas “Made in China”

0 Comentários!: