22 de janeiro de 2014

Carteira de motorista!!!

Bom, cada estado aqui tem sua própria regulamentação de transito, então o processo para tirar a carteira varia e a carteira de um estado nem sempre é valida em outro. Ou seja, sempre leia a regulamentacao do estado em que vc está indo antes de sair dirigindo por lá. Geralmente quando se está só a passeio não há problemas, mas quando vc passa a residir no local, provavelmente precisará de uma carteira de motorista local.

No meu  caso, minha carteira de motorista me permite dirigir no estado da California. O primeiro passo é ir fazer a prova escrita. Para isso precisei levar documentos que comprovassem meu nome completo e meu "status" no país. Varia de acordo com seu tipo de visto.

Fiz a prova escrita, com 30 questões. Quando se está tirando a carteira pela primeira vez pode ter até 6 erros e quando é renovação, somente 3. Em alguns casos não é necessário fazer a prova escrita para renovação.

Após a prova escrita recebi minha carteira temporaria. No caso de quem nunca teve carteira de motorista anteriormente, a pessoa só pode dirigir acompanhado de uma pessoa maior de 18 anos que tenha habilitação da Califórnia. Quem tem carteira de outro estado ou país deve apresentar a carteira e se eles aceitarem a carteira como valida, pode-se dirigir sozinho desde que sempre leve a carteira temporaria, a do seu estado ou país e outro documento de identidade com foto, no meu caso, passaporte.

No mesmo dia eles já oferecem para agendar a sua prova prática. Eu preferi ligar depois para marcar, pois queria praticar e me acostumar com as regras de transito daqui antes de fazer a prova.

Fiz minha prova ontem. E PASSEI!!!!! O teste é simples, eles avaliam principalmente sua habilidade de dirigir com segurança. Agora só esperar algumas semana para receber a carteira em casa. O principal para passar no teste pratico é bem simples: sinalizar sempre que for mudar de faixa, virar a esquerda ou direita, estacionar, etc., olhar por cima do ombro (para checar o ponto cego) nas mesma situacoes citadas acima, respeitar limites de velocidade e sinais de transito, acelerar e frear "smoothly".

Fato interessante que aqui vc faz a prova prática no seu próprio carro (ou de algum familiar), e deve apresentar comprovante de seguro em seu nome (ou pagar um quantia especifica para assegurar que vc tem dinheiro para cobrir despesas em caso de colisão). Ajuda bastante, já que vc pratica e faz a prova no mesmo carro.

"Kisses!!!"

Mais um pouco sobre o Employment Authorization!!!

No outro post eu havia comentado sobre o processo. Acontece que pouco antes do natal, recebi uma carta pedindo mais alguns documentos para comprovar meu "status". Providenciei os documentos e cerca de 15 dias depois a emissão do cartão foi autorizada e eu recebi o mesmo em casa 2 dias depois disso.

Ou seja, agora já estou legalmente autorizada a trabalhar por aqui pelos próximos 2 anos (tempo de validade da autorização). O USCIS enviou junto uma carta explicando que eles podem revogar a autorização a qualquer momento caso encontrem qualquer irregularidade nos documentos que eu enviei.

"Kisses!!!"