21 de setembro de 2013

Social Security e Histórico de crédito!!!

Bom, um dos documentos mais importantes aqui é o Social Security Number (SSN), que acaba sendo como nosso RG ou CPF no Brasil. É o número que te identifica, e que vão te pedir pra qualquer coisa que você for tentar fazer aqui. O detalhe, se você não é americano e tem autorização para trabalhar nos Estados Unidos não pode ter um SSN, mesmo estando legalmente no país. Mas e aí, o que a gente faz quando não tem o bendito número??? Bom, primeiro vocês precisam entender o histórico de crédito.

O Histórico de crédito é atrelado ao seu SSN, então pelo seu SSN qualquer empresa/pessoa pode checar se você paga suas contas em dia. Quando você não tem um SSN, ou acabou de fazer um, você não tem histórico de crédito nos Estados Unidos e aí você acaba tendo que dar entradas maiores nos finaciamentos ou dar depósitos que serão devolvidos no final de um ano (o cheque-calção no Brasil). Em alguns casos, você paga um depósito maior do que quem tem histórico de crédito.

O SSN fica atrelado a tudo, aluguel, conta de energia, gás, água, TV a cabo, internet, celular, cartão de crédito, conta bancária, leasing de veículo. Ou seja, se não pagar uma coisinha sequer em dia, fica lá no seu histórico.

Para fazer o SSN você precisa ir com todos os documentos necessários no Social Security Card Center somente depois de 14 dias da entrada no país. Não adianta ir antes, pois o sistema ainda não terá processado a sua entrada nos Estados Unidos e além de você não poder fazer a solicita'vcão do seu SSN, eles dizem que isso pode atrasar o processo. Após dar entrada no processo, você recebe o cartão em casa após 1 ou 2 semanas. Fizemos a solicitação hoje e o meu deve demorar um pouco mais, pois eles precisam traduzir a certidão de casamento para comprovar a mudança de sobrenome. Eles não aceitam a tradução juramentada que fizemos no Brasil.

Detalhe um pouco chato, a empresa só pode pagar o salário após ter o SSN, então, dependendo da data de inicio do fucnionário na empresa, pode demorar até 6 semanas para receber o primeiro salário. Agora imagina começar toda uma vida nova nessa situação, não é pra qualquer um não.

Kisses!!!
20 de setembro de 2013

País novo, casa nova, vida nova...

Demorei um bocadinho a aparecer aqui por conta das milhares de coisas a resolver. Abrir conta m banco, mobiliar casa, arrumar uma linha de celular, instalar TV a cabo e internet... essas coisinhas básicas que a gente precisa pra sobreviver hoje em dia.

Pra quem já acompanha o blog a algum tempo, sabe que dei minha mobilia para amigos quando saímos da Dinamarca e na China morávamos em apartamento já mobiliado. Ainda assim, deixei muita coisa por lá, e por isso precisei mobiliar a casa todas ao chegar aqui nos EUA, incluindo roupa de cama e banho.

Não sei se já disse antes, mas contamos com a ajuda de um casal de amigos, que nos permitiu já escolher e alugar uma casa antes de chegarmos, então já pudemos pegar a chave no mesmo dia em que desembarcamos. Uma semana depois, já estávamos devidamente instalados, só faltam entregar meu sofá e a cama do meu quarto, mas isso é história pra outro dia.

A casa tem um quintal grande e a Camila está adorando poder correr lá fora, jogar bola, etc. E eu curto demais ver ela brincando toda alegre e feliz ao ar livre, sem medo dela ficar doente por conta do excesso de poluição como era em Beijing.

Como agora já temos internet instalada, já dá pra postar com mais frequência, e esse tipo de mudança sempre rende história para contar, não é mesmo? Podem ter certeza que nos próximos dias vai ter post novo, com nossas Peripécias pela terra do Tio Sam!

Kisses!!
8 de setembro de 2013

País novo, vida nova!!!

Chegou o dia pessoal. Saímos de Beijing no sábado de manhã (hora local) e após 4 horas estavámos em Tokyo, onde esperamos 5 horas pela nossa conexão. Mais 10 horas viajando e chegamos no nosso novo "lar". Ou seja, após 19 horas de viagem, às 12:00 horas (hora local) chegou a hora de começarmos uma vida nova em San Diego, Califórnia, no Estados Unidos.

Estamos realmente animados com a mudança. Já temos a casa aluguada (conseguimos organizar algumas coisas enquanto ainda estávamos na China) e agora é começar a comprar o básico para viver.

Com certeza, logo logo voltarei com mais coisas para contar. Enquanto isso, fica a foto do maravilhoso por-do-sol que tivemos o prazer de assitir 27 horas após o nascer-do-sol que não pudemos ver em Beijing (afinal, o dia estava poluido como sempre).


PS: como sempre, o blog viaja junto e com isso iniciamos uma nova fase... Peripécias pelo Mundo!!! Afinal, nunca sabemos em que parte do mundo estaremos no futuro.

Kisses!!!
2 de setembro de 2013

Momento Maternidade!!! #13

Vamos brincar de boneca??

Pois bem, a Camila ganhou uma boneca que vem com pente para seus longos cabelos e claro que ela AMA pentear o cabelo da dita cuja. Mas é claro também que ela penteia daquele jeito que mais bagunça do que arruma. E com isso ela destruiu o cabelo da boneca. A coitada estava parecendo a Bethânia. E como alguns dias atrás eu havia visto um post no Facebook ensinando como resolver o problema, lá fui eu dar uma de cabelereira com a boneca.

1- Pentear o máximo possível o cabelo da boneca a seco.


2- Lavar o cabelo da boneca com detergente neutro. (eu embrulhei a boneca em papel filme pois o corpo dela é de tecido, mas é uma dica para quando a boneca tem maquiagem com glitter para o mesmo não sair)


3- Mergulhar o cabelo da boneca em uma mistura de 2 partes de água para 1 parte de amaciante e deixar por 2 horas


4- Enxaguar bem e pentear.

5- Jogar água quente no cabelo e em seguida água fria (choque térmico) e deixar secar na mesma posição. Vai ser o jeito que o cabelo da boneca irá ficar. No caso de boneca Barbie, coloque a boneca sentada nessa etapa, assim você não precisa segurar e não corre o risco de se queimar com a água quente.

No caso aqui de casa não ficou 100%, mas deu uma boa melhorada. O resultado final vai depender na qualidade do cabelo da boneca e do tamanho do estrago (que aqui não era pouco).


Ao menos ficou cheirosa!

Beijoquinhas "Made in China"

Momento Maternidade!!! #12

E por aqui começamos o desfralde. Não é nada fácil, e com tanta coisa acontecendo na vida da gente, resolvi fazer com calma, sem pressa, pressão, cobranças, etc.

Durante o dia ela já fica só de calcinha, faz o xixizinho dela no penico sempre que quer, tira a calcinha, senta e faz xixi. Se eu não prestar atenção, ela levanta e vai sozinha jogar o xixi no vaso e dar "tchau" para ele. O único problema é que o penico tem que estar próximo a ela, seja quarto ou sala. Se ficar no banheiro ela não para o que está fazendo para ir lá fazer xixi e a casa fica daquele jeito.

O número 2 ela fez algumas vezes, na verdade ela usa o penico como desculpa pra não ir pra cama, diz que está com vontade de número 2 e senta lá... por 2 vezes coincidiu de ela realmente fazer nessa hora, mas no geral, vai na calcinha mesmo. Só 2 vezes ela pediu para por a fralda antes.

E pra sair de casa, só de fralda. Por dois motivos, primeiro por que como disse antes, ela não pede, ela vai e faz, então na rua é a mesma coisa. Ela ou ia tirar a roupa no meio da rua e procurar o penico ou ia fazer na roupa. E eu morro de nojo de levar ela no banheiro aqui, é sempre sujo e ela não está confiante pra sentar no vaso sem redutor.

Dormir nem se fala, só de fralda, a noite e na soneca da tarde, mas as sonecas 50% das vezes já acorda seca.

Já vinha tentando fazer ela usar o penico a algum tempo, mas o que fez ela se interessar realmente foi comprar calcinhas quando ela estava junto, ela carregou até o caixa e levou a sacola na mão até em casa. E achei calcinhas tipo boxer, super confortáveis, que ficam igual shorts no corpo, então em casa é só calcinha e camiseta ou as vezes só calcinha, nada de shorts, pois facilita tirar na hora de ir no penico.

Olha só que graça:



Beijoquinhas "Made in China"