22 de setembro de 2009

Dinamarca: da pré-história até a atualidade!!!!


Bom criancas, hj eu comecei um curso sobre a cultura e a sociedade dinamarquesa. As aulas serão todas a tercas de tarde, e no decorrer do curso iremos visitar vários museus. Hj foi a primeira aula, então aprendemos um pouco sobre a história da Dinamarca. Vou aproveitar e fazer um breve resumo para vcs.

De 70.000 a 15.000 a.C. foi a Era do Gelo por aqui, portanto os primeiros sinais de vida humana datam de 11.000 a.C., sendo em sua maioria cacadores e pescadores. Em 4000 a.C. os dinamarqueses se tornaram fazendeiros. No ano de 500 a.C. a populacão da Dinamarca era de cerca de 200 mil pessoas, tendo aumentado para 500 mil em 800 d.C.

De 800 a 1050 ocorreu a chamada era Viking, onde a populacão continuou a crescer, as primeiras cidades surgiram e houve a definicão de fronteiras e de um rei como lider. Um alemão chamado Ansgar tentou converter o povo ao cristianismo no inicio dos anos 800’s, sem muito sucesso. Isso só comecou a ocorrer, lentamente, durante os anos 1000’s.

Nessa época aumentaram os acordos entre a Dinamarca e outros países, e os homens geralmente se casavam com mulheres de outros países. (hahahaha já vi q as dinamarquesas eram osso duro de roer desde cedo!!!)

Na idade média, de 1050 a 1500, os dinamarqueses eram católicos e o rei e a igreja detinham o poder. Foi uma época de prosperidade, com o cultivo de terras, aparecimento de novas cidades (Copenhagen inclusive), até 1300. A populacão nessa época era de cerca de 1.000.000 de dinamarqueses. Em 1300 250.000 pessoas morreram de Peste Bubónica (peste negra). As batalhas entre os nobres, igreja e o rei aumentaram e nessa época a Dinamarca quase deixou de existir, mas a rainha Margrethe the I conseguiu unir os poderes do país com a Suécia e Noruega.

De 1500 a 1650 os desentendimentos acima citados quase levaram a uma guerra civil. O rei era escolhido pelos nobre e pela igreja. O rei Renascentista Cristhian IV fez muitas construcoes em Copenhagen, inspirado pelos alemães, mas perdeu guerras contra a Suécia e Alemanha, fazendo com que o país perdesse uma grande parte do território que possuia até então. Ele tb investiu em comércio e industrias, mas sem sucesso.

De 1650 a 1750 a Dinamarca era um país pobre, que quase não exportava, gastava muito dinheiro nas guerras contra a Suécia e muitas pessoas ainda morria para a Peste. Novamente o país quase deixou de existir. Em 1660 o rei Frederik III tomou o poder e implantou a monarquia absolutista, onde só ele tinha poder.

Comecou então a Era de ouro da Dinamarca, com aumento da agricultura, a inauguracão da Academia de Artes, o surgimento das primeiras fábricas e grande aumento das exportacões de alimentos, principalmente para a Inglaterra, que estava em plena revolucão industrial, com as pessoas saindo das fazendas e indo para as cidades, aumento a necessidade de comida por lá.

Em 1795 um incendio destruiu um terco de Copenhagen e em 1807 a Inglaterra bombardeu a cidade, deixando-a em ruínas, obrigando o país a se posicionar ao lado da Franca na Guerra de Napoleão. Em 1813 os bancos quebraram e em 1814 eles perderam a Noruega. Na verdade, eles estavam completamente na mão dos estrangeiros.

Somente nessa época os Dinamarqueses passaram a enxergar a Dinamarca como um país (até então era apenas um comércio, onde não importava se quem trabalhava era dinamarques ou não, contanto q o local prosperasse), surgiu então o hino nacional e uma série de artistas criaram pinturas e escreveram histórias. É nessa época que surgiram os artistas (escritores, pintores, escultores) dinamarqueses conhecidos internacionalmente. Mas somente em 1830 a economia comecou a melhorar. Em 1848 se inciou a monarquia constituicional que existe até hj.

As pessoas comecaram a se mudar para as cidades para trabalhar nas industrias, os fazendeiros se organizaram em cooperativas e a democracia surgiu na vida dos dinamarqueses. Até 1866 era o rei que decidia que poderia trabalhar no parlamento, o que só mudou em 1901, onde o partido mais votado pelo povo subia ao poder. Em 1915 as mulheres conquistaram o direito ao voto.

Na primeira guerra mundial a Dinamarca era neutra e ganhou muito dinheiro exportando comida para os países em guerra. A crise de 1930 influenciou muito a economia dinamarquesas e o número de desempregados era alto. Na segunda guerra, os alemães ocuparam o pais em 1940, mas o governo se manteve no poder (com sua policia e exército nas ruas) até 1943. Os alemães deixaram o pais em 1945.

Durante a guerra fria a Dinamarca se manteve ao lado dos EUA, e o dinheiro recebido auxiliou bastante no desenvolvimento do país. Em 1960, após pagar todas as taxas, od dinamarqueses ganhavam 12 vezes mais dinheiro que em 1800. Em 1945 a agricultura ainda era o negócio mais importante no país. De 1958 a 1973 houve o “boom” economico no país, onde pela primeira vez a industria se tornou mais importante que a agricultura. Houve o desenvolvimento do servico social, educacao, hospitais e o sistema de impostos era o mesmo conhecido hj em dia. Em 1950 os dinamarqueses pagavam 20% de impostos, mais de 40% em 1970 e hj pagam cerca de 50%. Mas na crise do petróleo de 1973 acabou com toda a própera economia do 15 anos anteriores.

No período de 1960 a 1970 houve uma revolucao cultural no país, com aumento no nivel educacional dos habitantes, as pessoas ganhavam mais dinheiro e se sentiam mais otimista e livres, buscando meios alternativos de vida. Nesse espírito surgiu Chirstiania, onde a idéia original era de uma grande casa onde todos eram pais e mães de todos, como uma grande família. Hj o local é famoso pelas drogas e problemas com a polícia.

O país é ativo na União Européia, Nacoes Unidas e NATO. A crise economica atual atingiu o país no outono de 2008 (outubro/novembro) e ainda precisamos esperar um pouco mais para saber ao certo quais serão os efeitos por aqui…

Bom, é isso… um pouco longo e chato, mas depois de aprender um pouco eu pude entender pq eles são tão patriotas por aqui, usando bandeiras do país em aniversários ou qq outra data q julguem importante (até para esperar algum parente no aeroporto). Para um país tão pequeno, que por pouco não deixou de existir tantas vezes, é certo que o povo hj tem que se sentir vencedores… só não exagerar, é claro…

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!
20 de setembro de 2009

Comer, comer…


Olá, pessoas!!! Eu hj resolvi me aventurar um pouco mais no mundo da culinária e fiz “Alcachofra Recheada”. E não é que deu certo??? E o melhor de tudo foi que ficou deliciosa…



Portanto, segue a receitinha!!!


Ingredientes
2 alcachofras grandes
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho amassados
4 tomates secos picados
2 colheres de sopa de farinha de mandioca crua
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de chá de parmesão ralado
Sal e pimenta à gosto
Água


Modo de preparo
Misture meia cebola picada, dois dentes de alho amassados, os tomates secos, a farinha de rosca e o azeite. Corte o cabo da alcachofra bem rente a base, de modo que elas fique em pé. Abra bem o meio das alcachofras e recheie com essa mistura. Cubra o recheio com o parmesão. Numa panela, refogue o restante da cebola e do alho em um pouco de azeite, coloque as alcachofra de pé e coloque água até a metade das alcachofras. Dê preferência a uma panela onde elas caibam ligeiramente apertadas, para que não virem quando a água comecar a ferver. Tampe a panela e deixe ferver até que vc consiga puxar as pétalas da alcachofra com facilidade. Se precisar, adicone água durante o processo.


Ps: eu servi acompanhada de risoto de frango e bacon. O processo é o mesmo do risoto de champignon.

Cozinhei e desfiei o frango e refoguei ele e o bacon junto com a cebola antes de acrescentar o arroz. O caldo que cozinhei o frango usei para cozinhar o arroz.

Falando em comida, quando eu era pequena, minha avó fazia um bife chamado “Bife à Guanabara”, como eu não conseguia pronunciar guanabara direito, chamava ele de “Bife à num sei o que lá”. Eis que a alguns dias atrás resolvi fazer um peixe no mesmo estilo. A receita consiste em bife à milanesa, acompanhado de batata, palmito e aspargos, que vc cobre com molho branco e queijo ralado e leva ao forno para gratinar.

Como aqui na Dinamarca eu não acho palmito e no dia eu não tinha aspargos em casa, mudei um pouco a receita, usando só batata e cenoura. AAHHHHH, tb não fiz o peixe à milanesa, mas foi só por não querer comer fritura mesmo. Vale a pena, fácil de fazer e bem saboroso. Não vou por receita pq não tem segredo… filé de peixe bem temperado e grelhado, coloca na forma junta com batatas e cenouras cozidas, cobre tudo com molho branco e queijo ralado e leva ao forno para gratinar… e aí vc vai ter 0 “PEIXE À NUM SEI O QUE LÁ”!!!!!



Por hj chega que esse post ficou muito engordativo!!!

Beijoquinha Dinamarquesas!!!
16 de setembro de 2009

Jeg kan tale lidt dansk!!!!


Olááááá, enfermeira!!!!!! KKKKKKKKKKKKKK Tô tão feliz, ontem fiz minha primeira prova no dinamarquês e passei. Fui muito bem por sinal, Continuamos com as aulas normais nessa semana e semana que vem a sala será dividida, uma para os alunos que aprendem mais devagar e outra para os que aprendem mais rápido. Eu estou na sala mais rápida, o que significa que tenho outra prova em cerca de 3 semanas, ou seja, nada de descanso pra mim.

Hj saí com os colegas de sala (uma garota da Costa Rica, uma da Itália e um cara tb da Itália) para almocar e comemorar que fomos todos aprovados na prova. Fomos num café muito gostoso perto do shopping de Frederiksberg e como o dia estava bonito, sentamos no sol, do lado de fora. Chegando em casa comecei a ler um dos 3 livros que temos q ler para a próxima prova e acabei cochilando um pouco. Acordei qd o marido chegou em casa. Qd levantei para fazer comida comecei a não me sentir muito bem, Uma dor no corpo incrivel e me sentia sem forcas para fazer qq coisa. Estava lavando louca a pouco e o marido viu q eu estava quente, com um pouco de febre. Sei q tive dor de cabeca o dia todo, mas não sei bem oq pode ter me deixado assim. Tomei novalgina e tô dormindo encima do teclado aqui. Ainda bem que amanhã é o dia q não aula e vou poder descansar um pouco.,

Bom, é isso, passei para dar noticias. Infelizmente não tenho forcas ou inspiracão para escrever mais, mas espero estar melhor amanhã.

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!
5 de setembro de 2009

Velha e careta????


Gente, acho que tô ficando velha e careta demais para o mundo de hj em dia. Sério mesmo, eu vejo algumas atitudes das pessoas que não entram de maneira nenhuma na minha cabeca. E olha que são coisas que estão se tornando cada vez mais comum por aí.

Um exemplo clássico é um dos mais novos ditos populares na internet: “Quem não dá assistência, abre concorrência!” – em alguns lugares ainda completam com “e perde a preferência!”. E os usos disso são os mais variados. Tem o da pessoa que namora q não sabe como terminar e usa isso pra justificar a traicão… tem da pessoa que é a “outra” de alguém e usa isso pra justificar o relacionamento com uma pessoa comprometida… e por aí vai. E oq mais me assusta nisso tudo, é que tem se tornado um comportamento comum entre as mulheres. As garotas hj em dia estão se dando cada vez menos valor e aí qd um cara usa e abusa delas elas acham ruim… aaaaaaahhh, me poupe, né?

Virou modinha tb se vangloriar por se meter com cara comprometido até ele terminar com a “oficial”. Não que necessariamente ela goste do cara a ponto de querer casar com o bendito, mas sim pra se sentir toda poderosa pq tirou ele de outra. Mais ridículo impossível. Pra mim, esse tipo de atitude só prova o qd essa mulher é inferior as outras, afinal, já que não consegue arrumar alguém legal, resolve tirar das outras, e pelo simples de fato de ver a outra sofrer.

É cada vez mais comum ficar com alguém pelo que essa pessoa tem de material a oferecer, e não pelo companheirismo, amor, carinho, etc. Cadê o romantismo desse mundo????

Pra quem achar q o post tem algo de pessoal, sinto muito em decepcionar, mas eu sempre pensei assim!!!! Um relacionamento maduro e duradouro se baseia em muito mais que sexo, dinheiro, festa, etc…. é preciso uma amizade muita verdadeira, respeito mútuo e um companheirismo imenso. E isso sim eu digo por exepriência própria. Assumir seus erros, aprender com eles e acima de tudo, perdoar com a alma e o coracão!!!!

Talvez eu não esteja velha, talvez seja uma romântica incorrigivel, só sei que ainda tenho muito o que aprender, e procuro aprender sempre.

Maravilhoso fim-de-semana a todos!!!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!
3 de setembro de 2009

Risoto de Champignon


Oi turma, sei que tô mais do que sumida... mas é que estou estudando muito ultimamente. Dia 15 tenho minha primeira prova oral no dinamarquês e tô entrando em parafuso por aqui. Meu único dia sem aula (quinta-feira) estou me reunindo com outras duas garotas da classe (uma italiana e a outra da Costa Rica) para estudarmos juntas. Cada semana na casa se uma, e semana que vem será aqui... alguém tem sugestões de oq posso servir de almoço, q tenha a cara do Brasil, mas que não dê trabalho????

Enquanto isso, tenho me arriscado muito pouco em coisas novas na cozinha, mas essa semana resolvi fazer risoto e não é que deu certo??? E sem seguir receita nenhuma... :o)

Mas como sou boazinha, vou por a receita aqui para vcs.

Ingredientes
150gr de arroz arbóreo
250gr de champignon fresco cortado em fatias
100gr de baby milho fresco
1 cebola pequena picada
1 dente de alho grande amassado
2 colheres de sopa de azeite
50ml de vinho branco
2 litros de água
2 tabletes de caldo de galinha
2 pitadas de açafrão
sal à gosto
1 colher de sopa de manteiga
queijo parmesão ralado para finalizar

Modo de preparo
Aqueça os dois litros de água e acrescente os tabletes de caldo de galinha, 1 pitada de açafrão e experimente e acerte o sal. Coloque o baby milho para cozinhar nesse caldo. Retire o baby milho do caldo depois de cozido e mantenha o caldo aquecido. Numa panela refogue a cebola e o alho, quando começar a dourar, acrescente o champignon e refogue até q esteja totalmente cozido. Então, pique o baby milho cozido e refogue mais um pouco (reserve dois inteiros para decorar depois). Acrescente o arroz e o vinho. Quando o vinho secar, vá acrescentando o caldo aos poucos. Coloque uma concha de cada vez, esperando ele secar antes de colocar mais. Repita o processo até o arroz estar cozido (o ponto correto é ligeiramente "al dente" como o macarrão). Desligue o fogo e acrescente a manteiga. Coloque no prato, salpique o parmesão ralado e coloque o baby milho por cima para decorar. É meio cansativo ficar pondo a água aos poucos, mas o resultado final vale a pena. Pena que não tirei nenhuma foto.

 Beijoquinhas Dinamarquesas!!!