31 de março de 2009

Primavera!!!!


Olá, turminha!!!! No último post eu comentei que chegamos em casa de madrugada... pois é, fomos jantar na casa de um Iraniano que trabalha com o marido, e esquecemos de verificar o horário que passava o último trem para voltar pra casa. Eis que quando nos lembramos e verificamos na internet, tínhamos poucos minutos para chegar na estacão.

Bom, resumindo um pouco a história, alguns minutos para as despedidas, a carona em um carro sem combústivel, um posto fechado e um cartão que não passava qd achamos um posto aberto, chegamos na estacão no exato minuto que o trem tinha saído. Eram 00:22 e o próximo trem só sairia as 5:25 da manhã!!!!

Por sorte, descobrimos um onibus que circula de madrugada e vinha para perto de casa. Esperamos 1 hora pelo bendito onibus e mais uma hora até chegar ao centro de Copenhagen. Tudo isso na deliciosa temperatura de 2 graus!!!!!

Bom, mas oq eu queria falar nesse post é sobre flores!!! Percebo que por aqui as pessoas gostam muito de flores. Em todos os mercados vc vê vários tipos de flores a venda, e sempre tem alguém comprado. Agora com a chegada da primavera, é possivel ver tb algumas barracas de rua vendendo bastante. Eu mesma me empolguei e comprei tulipas semana passada. Engracado que tulipa é uma flor que eu só tinha visto em desenho animado até hj. E sempre vermelhas, mas por aqui, existe de tudo quanto é cor: rosa, amarela, vermelha, branca, laranja, etc... Depois de uns dois dias, elas abriram, e ficaram ainda mais bonitas.
 
Lindas, não é? Eu quero comprar alguns vasinho com flores plantadas, mas por causa da viagem, adiei um pouco.

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!
30 de março de 2009

Muffins de limão siciliano!!!


Fala sério, depois a pessoa reclama que o marido tá mal acostumado... todo dia depois da janta:
 
Isso aí, chá com muffins. Tá bem, nem sempre é muffins, normalmente é bolachinha recheada, mas vira e mexe ele me pede um bolo ou muffins. A minha primeira tentativa de fazer muffins em casa foi um desastre. O limão coalhou o leite da massa e ele não assou. A partir daí, eu sempre usava massa de muffins pronta da MAIZENA.
 
Mas aí, pra ajudar um pouco, o maridão pediu muffins feitos em casa... GRRRRRRR!!!!! Acho que ele está dúvidando da minhas habilidades culinárias. Pois bem, eu resolvi fazer o bendito muffin de novo, e dessa vez tive sucesso. Fiz muffins de limão siciliano (é o que está na primeira foto, junto com a xícara de chá). Só não acertei a calda, queria fazer uma calda acucarada com um toque de limão, mas o acucar daki não deu o ponto certo. No inicio ficou um caramelo puxa-puxa, igual de bala, depois o muffins absorveu ela e ficou bem úmido por dentro. Apesar dos pesares, ficou muito bom. Portanto... segue a receita:


Ingredientes
2 ovos
125 gr de manteiga sem sal (usei com sal pois não achei a sem sal por aqui)
125 gr de açúcar
125 gr de farinha de trigo
2 colheres de chá de açúcar de baunilha
Raspa de 2 limões sicilianos
4 colheres de sopa de suco de limão siciliano
2 colheres de chá de fermento em pó

Modo de preparo Bater os ovos com o açúcar, o açúcar de baunilha e as raspas de limão até obter um creme homogêneo (cerca de 3-4 minutos). Desligar a batedeira, acrescentar a farinha já peneirada com o fermento e o suco de limão intercalados, mexendo cuidadosamente para agregar tudo à massa. Colocar nas forminhas de muffin (12 unidades), e levar ao forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos (fazer o teste do palito). Retirar do forno e colocar as formas em uma grade para esfriar.

PS: eu não coloco as forminhas de papel para assar o muffins, pois uso forma de silicone (e o marido reclama q fica muito muffin grudado no papel kkkkkkk). Eu transfiro os muffins para as forminhas de papel depois q estão frios (e antes de por a calda)

Para a calda eu usei 1/2 xícara de açúcar, 1/2 de água e 1/4 de suco de limão siciliano e fervi até o ponto de fio.

Tinha mais coisas para postar hj, mas estou morrendo de sono, já entramos no horário de verão, portanto estamos com 5 horas a mais que o Brasil (isso significa que aqui são 22:20hrs agora) e ontem chegamos em casa as 2:30 da manhã. Mas o pq, eu conto no próximo post.

Beijoquinhas Dinamarquesas
22 de março de 2009

Conhecendo a Dinamarca


Eu tô achando que ninguém mais anda lendo está “porqueira” deste blog… por isso acabei me desanimando no ritmo das postagens… sendo assim, vai hoje teremos um “momento cultural” aqui no Peripécias na Dinamarca!!! Afinal, não adianta eu ficar falando de um país que a maioria das pessoas não conhece “bulhufas”… tem gente que nem imagina onde ele fica kkkkk!!! Portanto, vai algumas informações sobre o “Reino da Dinamarca” para os leitores (será que tem algum ainda????)

A Dinamarca é um país escandinavo do norte da Europa composto pela península da Jutlândia (Jylland) e de 443 ilhas com nome, das quais 76 são habitadas, e entre as quais as mais importantes são Fiónia e a Zelândia (Sjælland). A ilha de Bornholm localiza-se um pouco para leste do resto do país, no mar Báltico. Muitas das ilhas estão ligadas por pontes. A ponte do Øresund liga a Zelândia à Suécia e a ponte do Grande Belt liga Fyn à Zelândia.


Localização da Dinamarca (em laranja)

O país é, em geral, plano e com poucas elevações (os pontos mais elevados são o Møllehøj, o Ejer Baunehøj e o Yding Skovhøj, todos com altitude apenas uns centímetros acima dos 170 m. O clima é temperado, com invernos suaves e verões frescos. As cidades principais são a capital, Copenhagen na Zelândia), Aarhus (na Jutlândia) e Odense (em Fyn).



Capital: Copenhagen (que também é a cidade mais populosa)
Língua oficial: Dinamarquês
Governo: Monarquia Constitucional
Moeda: Coroa Dinamarquesa (DKK ou Kr.)
Área: 43.094 km²
População (2008): 5.475.791 habitantes
PIB total (2006): US$ 198.5 (45º do mundo)
PIB per capita (2006): US$ 37.000 (6º do mundo)
Alfabetização: 99,9% (1º do mundo)
Fusa horário: GMT +1 (GMT +2 no horário de verão que vai do último domingo de marco, até o último domingo de outubro)
Código telefônico: +45
Código internet: .dk
Etnias: A maioria da população da Dinamarca é de ascendência escandinava, com pequenos grupos de inuits (provenientes da Gronelândia), faroeses e imigrantes. De acordo com as estatísticas oficiais, em 2003 os emigrantes compunham 6,2% do total da população.

Religião: De acordo com estatísticas oficiais de janeiro de 2002, 84,3% dos dinamarqueses são membros da igreja estatal, a Igreja do Povo da Dinamarca, também conhecida como Igreja da Dinamarca, uma forma de luteranismo. O restante professa predominantemente outras confissões cristãs, e há ainda cerca de 3% de muçulmanos.
FONTE: Wikipedia

Também quero falar sobre a culinária dinamarquesa, mas isso merece um post exclusivo… aguardem!!!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!
14 de março de 2009

Indo às compras!!!


Olá, galerinha!!! Não me esqueci de vcs não. Faz tempo que venho pensando sobre coisas para escrever aqui no blog, mas esses dias foram corridos e cansativos, por isso não apareci por aqui.

Quinta-feira fui bater perna no centro da cidade, pois tenho o casamento da minha amiga Leilah (mais conhecida como Leiloca kkkkk!!) quando estiver no Brasil, e tinha visto um vestido bonitinho que queria experimentar e se ficasse bom, comprar para usar no casamento. Bem, lá fui eu provar o bendito vestido. O primeiro que experimentei, tamanho M, fiquei super feliz ao constatar que estava grande. EBAAAA!!!!

Solução, comprar tamanho P (até parece que achei ruim)… O único problema é que ele tinha um elástico na barra, para a saia ficar no estilo “balonê” (é assim que se escreve???? – to começando a esquecer algumas palavras do português kkkk), resultado, minha bunda que já é do tamanho de um mundo, ficou do tamanho do universo. Deu pra entender o nome da coisa, pois eu realmente fiquei um balão dentro dele KKKKKKKKKKKKKKK… Levando em conta a falta de “abundância” das dinamarquesas, dá pra entender pq esse tipo de saia é comum por aqui!!!

Peguei um outro que era o mesmo modelo, mas com barra lisa, ou seja, sem o tal “balonê”. Ficou maravilhoso, e apesar de ser uma cor clarinha, q eu achei q não ia ficar bom pq eu to meio” branquinha (kkkkkkkk), a cor ficou super legal!!!

Aproveitei que já estava por lá mesmo e dei uma fucada nas lojas. Uma coisa que me irrita por aqui, é que a gente vê umas roupas lindas nos manequins, mas aí quando vc entra na loja, não encontra a bendita… e olha que não foi por falta de procurar, viu? E tb não adianta pedir informação ou ajuda de alguém da loja, pois eles não vão saber te responder, e se souberem não vão fazer (ou fazem de muita má vontade). Isso levando em conta se vc conseguir falar com um deles, pois andam pelas lojas como se não estivesse vendo ninguém lá dentro. Na verdade não é só com roupas isso não, acontece com todo tipo de coisa, principalmente itens em promoção no mercado!!!!

Fiquei espantada com a quantidade de coisas feias que vi nas lojas para primavera/verão. Tem coisas bonitas tb, em menor quantidade e preco muito maior!!! A cor do momento é o coral, laranja e seus derivados. Outros tons aparecem em tons pastéis, mas não exageradamente claro. O duro é umas calcas femininas com cós quase na altura do joelho… fica que nem aquelas calcas de “mano”… absolutamente ridículo (minha opinião, ok?). Sapatos e sandálias horríveis e nas cores mais espalhafatosas possíveis.

Levando em conta o que vi no verão passado e no que estou vendo nas vitrines por aqui, acho que vou sentir saudades do inverno, onde o pessoal se veste um pouco melhor.

Por hoje é só pessoal!!!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!!
10 de março de 2009

Bafo do mundo!!!


Gente, to cansada!!! Tem dois dias que não durmo muito bem… aí fico o dia todo me sentindo super cansada. Hoje tive aula de dinamarquês, e semana que vem é a última. Que pena, agora que tava ficando divertido. Mas depois que voltar do Brasil vou procurar os cursos gratuitos que são oferecidos aqui. Agora eu quero falar dinamarquês de qualquer jeito.

Sábado fomos numa festa brasileira aqui, numa escola de samba (chamada Bafo do Mundo). Muito legal, as pessoas são super simpáticas e animadas. Mais estranho é que pensei que ouvir um pouco de música brasileira ia ajudar a diminuir a saudade, mas pra mim só fez eu ficar com mais saudade ainda. Estranho!!! Mas abril tá chegando!!!!!!!!! EEEEEBBBBBBBBBBBBAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!

Sem muitas coisas para contar por hoje, mas não podia deixar de passar por aqui para dar noticias.

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!
8 de março de 2009

Pensamentos!!!


“Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito”
(Machado de Assis)
*** :op ***

“A vida me ensinou... A dizer adeus às pessoas que amo, Sem tira-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim, Para mostra-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir; Aprender com meus erros . Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças; Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,
A ser forte quando os que amo estão com problemas; Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho; Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos; Perdoar incondicionalmente, Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente, Pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa; A pedir perdão; A sonhar acordado; A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar; Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol; A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor; A não temer o futuro;
Me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.” (Charles Chaplin)


Beijoquinhas Dinamarquesas!!!
5 de março de 2009

Estranho!!!


Turminha, eu ainda estou com um pouco de mal-estar… tudo indica que é uma virose que anda por aqui nos últimos tempos. Aos poucos estou melhorando, mas estou meio sem inspiração para escrever. Por isso, vai um texto que recebi por e-mail e gostei bastante… dá pra refletir um pouco.

“Estranho”
Estranho é continuar sem rumo. Estranho é aceitar o que disseram. Estranho é deixar tudo como está. Estranho é o amor acabar assim, sem mais nem menos. Estranho é a pessoa ir embora sem dizer adeus. Estranho mesmo, é você cruzar os braços. Estranho é dormir e não querer levantar. Não aceite o que não é natural como coisa comum. Ninguém, ouça bem, ninguém tem o direito de te julgar. Somente depois de andar com os seus sapatos, carregando os seus problemas, as suas emoções, só depois de sentir o que você sente, alguém poderá dizer isso ou aquilo de você. Pois é muito simples falar do que não sentimos. Estranho é deixar para amanhã o que tem que ser feito hoje! Por isso, acorde! Levante-se da cadeira da acomodação e lute! Negocie, renegocie, comece, recomece, ande, corra, descanse, mas não pare! O dia está apenas começando e ninguém sabe como ele vai terminar, ninguém pode prever o seu futuro. A única certeza é que ele será formado por decisões, decisões que você, só você deve tomar. Não entregue a direção da sua vida, na mão de ninguém. Eu sou mais você, e se é para acertar ou errar, que seja de caso pensado, esperando o melhor, porque "somos sementes do que sonhamos, frutos da paixão pela vida, árvores do tempo, nos campos do senhor." Cuide bem do seu dia!
Eu acredito em você (Paulo Roberto Gaefke)

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!
3 de março de 2009

Hvordan går det?


Olá turminha!!! Hj tive aula de dinamarquês, e só faltam mais duas. Que pena, agora que eu tava me empolgando, kkkk!!! Mas depois que voltarmos de viagem eu vou procurar pelas aulas gratuitas que tem por aqui.

O tempo por aqui está começando a esquentar. A temperatura tem estado na casa dos 6 graus, mas sempre chovendo, o que enche o saco!! Eu estou com uma dor de garganta terrível, só espero não ficar tão mal qt o maridão ficou a um tempo atrás!!!

No mais, sem muitas novidades… só muito ansiosa para que o mês passe logo e chegue abril!!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!
2 de março de 2009

Fim-de-semana!!!!


Olá!!! Sexta-feira e começo do dia de sábado, eu fiquei procurando e ajustando o novo template do blog. Eu achei vários temas fofinhos, meiguinhos, um mais lindo que o outro. Mas queria algo que fosse de encontro com o nome e o estilo do blog. Espero ter acertado!! Sem falar que os esquema de cores ficou bem suave e ainda te as cores da bandeira da Dinamarca!!! Vcs gostaram????

Na noite de sábado saímos com uma amiga brasileira, e fomos num bar tomar umas cervejas. De lá, encontramos mais um brasileiro e fomos pra uma danceteria bem próxima. Dancei bastante, me acabei, literalmente… chegamos em casa as 4 da manhã!!!! Levando em conta que eu já estava com enxaqueca no sábado, vcs podem imaginar o estado que eu acordei no domingo, não é? Nem cheguei perto do computador… depois de fazer almoço, eu fiquei o dia todo deitada, lendo meu livro!!!! Mas valeu a pena!!!

Hj, segunda-feira, a vida volta ao normal!!!! Lembrando que é aniversário do Papis!!! Então, quero desejar a ele um excelente aniversário, que todos os sonhos dele e muitos mais se tornem realidade!!!! PAPISSSS, TE AMO!!!!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!