30 de setembro de 2008

Vai um leite evaporado aí?


Oi, oi, oi, oi,oiiiiii!!!!!! Gente, o frio resolveu chegar por aqui de vez. Hoje ligamos o aquecimento do apto, pois aqui dentro estava muito gelado!!! E por conta do frio, eu passei o dia todo embaixo da coberta, no sofá, lendo meu livro. Já estou quase no final do segundo livro que leio em inglês, e a cada dia fica mais fácil. Mas preciso terminar antes de começarem as aulas de dinamarquês, pq senão meus neurônios ficam doidos!!!! Uma coisa de cada vez, a raiz ainda é loira kkkkk!!!!!!

Pois é, logo devo começar as aulas de dinamarquês, num grupo com outras esposas de funcionários que estão por aqui. O André terá aulas individuais, pois segundo eles, as aulas dele são mais voltadas para o ambiente de trabalho!!! Mas se ele vai começar do básico como eu, como vão dividir isso, pros funcionários temas de trabalho, e para as mulheres?? Será que vão querer ficar discutindo receitas em dinamarquês??? kkkkkkkkkkk Espero que não....

Vou aproveitar para mandar um beijão para o sogro e a sogra que estão lendo isso aqui e se divertindo com a minha cara!!! O sogro pediu uma piadinha, mas não sou boa nisso, então, não esperem muito ok???

O QUE O TOMATE FOI FAZER NO BANCO???
R: Foi tirar extrato!!!

SABEM PORQUÊ EU NUNCA TIVE TOSSE QUANDO ERA CRIANCA?
R: Por que tenho um irmão xarope!!!!

Tá bom, eu sei que são péssimas, mas eu disse pra não esperar muito!!! Mas agora, o que muito de vcs estavam esperando, maridão deu uma maravilhosa ajuda com a edição, e finalmente o vídeo do leite evaporado ficou pronto...

.  

 Dêem uma passadinha por lá e fiquem a vontade para comentar, ok???? Ahhh, não se preocupem com a minha mão, ela já está começando a sarar, ok????

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!!
29 de setembro de 2008

Eu odeio segunda-feira, e vc???


Olá, olá!!! Tudo bem com vcs??A segunda-feira tá boa?? kkkkkk Tô pra conhecer alguém que goste de segunda-feira , viu!!!!! Oh diazinho brabo!!!! Como eu suspeitava, minha mão não curtiu tanta água e produto químico durante a faxina e minha queimadura tá horrorosa de novo!!! Sabem o que isso significa??? Mais uma cicatriz para a minha coleção (e essa vai ser das grandes)!!!! KKKKKKKKKK Nunca vi uma pessoa como eu, que sempre que chega perto de uma cozinha acaba com um corte ou queimadura, e como eu adoro cozinhar, significa que passo bastante tempo na cozinha!!!! A partir disso, tirem suas próprias conclusões!!! 

Com o dia corrido, acabei não passando o filme do "leite evaporado" para o comp, mas prometo que logo logo eu coloco ele por aqui, ok?? Hoje to meio sem inspiracão e seum saco para ficar escrevendo, portanto vou ficando por aqui!!!

Beijocas Dinamarquesas!!!!
28 de setembro de 2008

Que cheiro de queimado é esse??


Saudações Dinamarquesas!! Ontem eu acabei não passando por aqui, sabe como é, sabadão... acordamos tarde, fiquei jogando um pouco, fiz almoço (e ainda deixei algumas coisas adiantadas para o almoço de domingo). Bem, depois do almoço, resolvemos dar uma volta e decidimos ir até o shopping! Não é que quando chegamos lá já estava tudo fechado!!!! Aqui tudo fecha as 17 horas em pleno sábado!!! Não dá pra entender, o pessoal parece que não quer ganhar dinheiro nessa terra, pois na hora que a maioria das pessoas está saindo de casa num sábado, as lojas já estão fechando. Levando em conta que durante a semana as coisas fecham no mais tardar as 19 horas, fico imaginando quem trabalha e mora sozinho, que horas que esse pobre coitado vai poder fazer umas comprinhas????

Domingo, acordando tarde de novo (minha culpa dessa vez, eu assumo)... fomos dar uma passadinha no mercado antes de almoçar (para não correr o risco de estar fechado depois)! Isso pq é o último domingo do mês e algumas lojas resolveram abrir e fazer promoções, pois por aqui, comércio aos domingos, nem pensar!!! Voltado para casa, fiz um frango assado delicioso... segue a receitinha!!

 Ingredientes:
8 coxas de frango com pele
3 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
Sal e pimenta à gosto
1 ou 2 colheres de chá de páprica
2 colheres de chá de orégano
Óleo e margarina

Modo de preparo:
 Tempere o frango com o alho, o limão, o sal, a pimenta, a páprica e o orégano. Deixe descansar por no mínimo 3 horas. Coloque numa forma ou refratário untado com óleo e coloque pedacinhos de margarina encima de cada coxa. Leve ao forno já pré-aquecido até que asse e fique dourado, lembrando de virar de vez em quando.


OBS: para maiores quantidades vale colocar um alumínio para que asse por igual e por completo na parte interna, depois é só retirar e deixar dourar. Tb pode ser feito com o frango inteiro. Eu servi acompanhado de macarrão ao sugo e salada de maionese, ou seja, típico almoço de domingo!!!

Para os curiosos de plantão, hj eu abri a lata de "leite evaporado" que compramos achando ser leite condensado. Filmamos tudo, e assim que eu editar e colocar no youtube, eu coloco o link aqui parta vcs!!!! Só posso dizer o seguinte, ele tem cor de leite condensado, consistência de leite normal e gosto de creme-de-leite!! Não consegue imaginar algo assim??? Espere e verá!!!!

Preciso tb fazer um comentário de extrema importância, quando disse que a casa estava bagunçada depois que o André voltou de viagem, eu disse que essa foi a PRIMEIRA vez que ele fez isso. Não tava reclamando dele não, viu? Falando nisso, ele está sendo um amor esse fim-de-semana, lavando toda a louca (inclusive as panelas dessa vez kkkkk), pois eu queimei minha mão e de ficar mexendo na água, em vez de cicatrizar, o negócio tava piorando!!! Eu encostei a mão na resistência do forno (lembra que o forno aqui é elétrico) na terça (foi só o marido viajar que eu já apronto kkkk), na hora não pareceu nada demais, ficou parecendo que tinha caído farinha queimada na minha mão, uns pozinhos branquinhos e beges... ah, e um cheiro que hj acredito ser de pele queimada!!! Durante o dia, eu fiz faxina e acabei molhando a mão várias vezes... aí que a coisa ficou feia, pois ao invés de criar uma bolha, a pele descascou e deixou uma ferida aberta, que foi aprofundando de ficar mexendo com água e produto de limpeza todo dia!!! A pior parte foi sábado, que eu ainda bati o machucado na torneira duas vezes e a dor foi imensa... e ainda tomo bronca do marido mandando eu ter mais cuidado!!! Mas no fim, ele me ajudou bastante, e apesar de termos esquecido de ir na farmácia comprar alguma coisa pra ajudar a cicatrizar isso aqui, parece que agora formou aquelas casquinhas e não vai piorar mais... eu espero!!

Amanhã é dia de faxina, então, sei lá o que pode acontecer!!! Minha nossa, me empolguei e o último paragrafo tá tão grande que poderia até virar livro kkkkk!!!!

Bom fim de domingo a todos!!!

Beijocas Dinamarquesas!!!
26 de setembro de 2008

Sexta-feira, vinho e sem CIA!!!!



Opa, opa, opa!!! To chegando!!! Primeiramente, boa noite a todos (aqui já é de noite, tá). Segundo, me perdoem por não ter postado ontem. O dia foi meio corrido, e acabei não tendo tempo para dar uma passadinha por aqui!!!

Pois bem, por aqui tudo na mais santa paz, maridão voltou de viagem e ainda me trouxe um perfuminho de presente (detalhe básico que ele comprou a versão masculina sem querer, mas não tem problema pq o danado é bom do mesmo jeito!!! O problema foi que com a volta do marido eu tive uma crise de insônia, e não dormi a noite toda. Resultado, sem academia por hoje kkkk!!!! Dormi um pouco depois que ele saiu para trabalhar e quando acordei me deparei com uma casa após um furacão. Sim, pois pela primeira vez ele chegou de viagem e deixou tudo jogado pela casa, mala de uma lado, roupa do outro, bugiganga de computador do outro... e lá vai eu atrás arrumando kkkkk No fim, o dia foi arrumando bagunça, batendo papo com amigos no msn e nem fiz a minha unha!!!!

O marido teve um jantar de confraternização da empresa e estou sozinha em casa!!! Sozinha não, com uma garrafa de vinho e algumas velas!!!! Ontem eu resolvi dar uma passeada pelo bairro e tentar comprar uma bota de veludo, sem salto... bem bonitinha... o problema tá no bonitinha, gente do céu!!! Qt coisa feia eles tem por aqui em relação a sapatos e roupas. Tem coisas lindas tb, mas ai vc paga o olho da cara!!!! O jeito é esperar por uma viagem ao Brasil para fazer uma pequena visita no Brás e Bom Retiro kkkkkk!!!!!

Vou ficando por aqui que o vinho tá me chamando...

 Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!
24 de setembro de 2008

Sapatos!!!!


Meu blog começou mais parecendo um livro de culinário do que um blog. E agora virou um diário, pois sempre estou escrevendo sobre o meu dia!!!! Tenho pensando em várias formas de deixar isso aqui mais interessante para vcs leitores, mas tá difícil. A minha imaginação já não é mais a mesma de antigamente. Pra quem gostava de ler sobre minhas aventuras gastronômicas, não tenho inventado muita coisa, e com o marido viajando piorou. Eu adoro cozinhar, mas fazer comida só pra mim é um saco! Bom mesmo é cozinhar pra alguém, aquela pessoa que quando come sua comida parece que está comendo o melhor prato que ela já saboreou no mundo... mesmo que tudo isso seja só porque ela não come fazem 36 horas kkkkk!!!

Com o friozinho que está fazendo por aqui andei pensando que preciso de botas sem salto. Sim, pois andar aqui de salto alto (e fino como são os meus) é muito ruim. As calcadas tem paralelepípedos, então o salto fica enganchando nos buraquinhos, arghhh!!!!! Dando uma nas lojas aqui por perto descobri que se quero comprar algo, vou ter que procurar muito. Pois se tem uma coisa que é uninimidade entre as brasileiras que conversei por aqui é a de que os sapatos, sandálias e botas daqui são horrorosos. Sem falar nas cores, sim, pois elas adoram usar sapatos roxa choque, verde limão ou azul royal!!!

Bem, por hoje é só... estou meio sem criatividade!!!

Beijocas Dinamarquesas!!!!
23 de setembro de 2008

Clean day!!!!


Mais um dia no "Reino da Dinamarca"!!! Dia de encarnar a "Maria" e fazer faxina na casa. Na verdade esse dia foi ontem, mas como o marido ficou em casa e tivemos coisas para resolver, acabei deixando pra hoje! 

Fato interessante sobre a faxina por aqui, é que uma vez por semana eu tenho que aplicar no banheiro um produto chamado "Minus-kalk", que serve para retirar os acúmulos de cálcio. Sim, pq a água daqui é rica em cálcio e em uma semana, já começam a fazer depósitos de cálcio nas peças do banheiro, principalmente onde a água é quente. Para minimizar esse acúmulo, temos que secar todo o banheiro (torneiras, chuveiro, paredes) toda vez depois do banho, um saco!!! Mas se não fizermos isso, fica muito mais difícil de tirar os depósitos de cálcio que se formam!!!

Na cozinha, a mesma coisa. Tem que fazer um ciclo com o produto na cafeteira e no ferro de passar roupa. Para a máquina de lavar roupa tem uns tabletes que vc coloca junto da roupa e ele além de previnir o acúmulo de cálcio nos encanamentos, previne o amarelamento das roupas, que tb se dá pelo excesso de cálcio!! Ou seja, para lavar roupa tem q lembrar sempre das tais pastilhas, sabão em pó (que aqui compra-se em caixas de 1,5kg) e amaciante, significando, é claro, um gasto a mais!!! Pra vcs terem uma idéia, por aqui o salário de faxineira(o) gira e torno de R$50 a HORA!!!! Imagina só... dá pra entender por que o pessoal por aqui não tem empregada doméstica, não é mesmo?

Coisa interessante aqui tb são os supermercados. Claro que já conheço o mercado todo e já me acostumei com o local de cada coisa... mas isso depois de rodar várias vezes lá dentro que nem "barata tonta" pra achar o que eu queria... Mas o interessante mesmo é que eles sempre te incentivem a comprar qtds "grandes" das coisas. Exemplo: vc vai comprar bolacha e 1 pacote custa 3 reais, mas se vc comprar 2 pacotes, cada um sai por 2 reais, totalizando 4 reais (ao invés de 6). Então, na maioria das vezes vc acaba comprando mais do que precisa só pra pagar mais barato!!! Aqui faço compra semanal, pq além de não termos carro para levar as compras pra casa, os mercados cobram as sacolas plásticas. Elas são muito mais resistentes que qq sacola que vc já viu aí pelo Brasil, mas custam em torno de R$0,50. Como a maioria das pessoas fazem compras de uma a duas vezes por semana, é hábito levar sua própria sacola. Eu já me habituei, vou sempre de mochila e mais uma ou duas sacolas no mercado.

Agora, legal mesmo é ver marcas conhecidas vendendo coisas totalmente diferentes. Nivea por aqui tem linha completa, tanto que comprei shampoo, condicionador e creme para hidratar o cabelo. A Maizena vende amido de milho e massas prontas para pão, bolos, muffins. Nescau aqui nem pensar, mas sim Nesquik de chocolate. Nestlé por aqui só para sorvetes, nesquik, massa para muffins, capuccino, pó para chocolate quente (diferente do nesquik). AAAhhh, não existe por aqui o famoso "chocolate do padre" e ainda não sei oq usar no lugar!!!

Nossa, hoje eu me empolguei e escrevi demais!!! Mas, por hoje é só. Vou ficando por aqui, deitada debaixo das cobertas, acompanhada de um bom livro!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!
22 de setembro de 2008

Solidão!!!!


Puxa, ontem eu acabei nem passando por aqui! Acontece que conheci uma brasileira pelo orkut, que está morando aqui pertinho de casa, e por uma ironia do destino, ela é casada com um brasileiro que trabalha junto com o maridão!!! EEhhh mundinho pequeno esse!! Pois então, no sábado a noite ela me ligou, avisando que encontrou uma cabeleireira brasileira e que iria lá no domingo cortar o cabelo. Me disse que se eu quisesse, ela poderia me atender também. Como as pontas do meu cabelo estavam pedido socorro, aceitei o convite dela. Os maridos foram junto (até porque eles têm uma menininha de 1 ano e 7 meses que não para de chamar a mãe) e o maridão arriscou a cortar as pontinhas tb... só as pontinhas kkkk!!!!

Saímos de lá no meio da tarde e chegando em casa eu fiquei no computador me divertindo com um jogo novo da EA Games chamado SPORE!!! Muito legal, vc tem que ir evoluindo de célula até civilização, mas não de serem humanos, de monstrinhos!!! Dá pra fazer uns bichinhos muito legais... Quem quiser saber mais, tem bastante coisa no site da EA Games!!! Vale a pena...

Depois de jogar um pouquinho, assistimos um filme, comendo pipoca e tomando cerveja!!! Hoje o maridão "trabalhou" de casa!!! De manhã fomos até o escritório de registro de pessoas, pois o André não recebeu o Yellow Card dele (aquele que falei uns dias atrás). Voltamos para casa, fiz um almoço rápido e saímos de novo!!! Fui na médica.... Ela foi muito legal, resolveu meu problema (eu só precisava de uma receita) e ainda fiz o exame preventivo de câncer de colo de útero. Aqui o exame é oferecido de graça, anualmente, para todas as mulheres entre 24 e 50 anos. Eles enviam uma carta para vc na época de vc fazer o exame e é só vc levar no médico que ele faz o exame na hora!!!

Voltando do médico, aproveitamos que a lixeira de papelão do prédio estava vazia e descemos as caixas da mudança. Pois é, ainda estavam aqui, pois a lixeira estava sempre cheia e se vc deixar para fora, eles simplesmente não recolhem!!!!

Finalmente chegou a parte chata do dia! Ir com o André para o aeroporto!! Ele foi para a Alemanha dessa vez... ainda bem que ele volta na quinta-feira (mais rápido que as outras viagens dele), mas mesmo assim é muito chato ficar aqui sozinha!!!

Acabei jogando mais um pouco e logo mais vou deitar e ler um pouco antes de dormir. A cama fica espaçosa demais quando ele não tá aqui... ainda mais com esse frio!!!! :o(

 Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!
20 de setembro de 2008

Leite evaporado!!!!



Sabadão, dia de dormir até mais tarde... e quando eu acordo e olho pela janela, na esperança de ver um pouco de sol.... quase que volto pra cama de novo... tava CHOVENDO!!!! A semana toda para chover e chove no sábado!!! Mas que PORCARIA!!!!!

Hoje nos aventuramos nas lojas árabes numa rua aqui perto, para comprar leite condensado. Na verdade, eu estava procurando sopa creme de cebola (daquelas de pacotes) para fazer hamburguer em casa, mas não encontrei. Acabei voltando para casa com leite "evaporado" e milho para pipoca!!!! OBAAAAAA, PIPOCA!!!!!

Quanto ao leite "evaporado", na teoria deveria ser igual a leite condensado (e é da nestlé mesmo), mas qd a gente agita a lata, ele faz barulho.... ou seja, ele é mais liquido do que devia kkkkkk!!! Tinha um outro lá, com a embalagem azulzinha, mas tava escrito em árabe e ficamos na dúvida se aquilo era creme-de-leite ou leite-condensado!!! Prometo que vou filmar o dia que abrir a lata e colocar no youtube, ai eu coloco o link aqui para vcs, ok?

Hoje no almoço eu resolvi fazer a limpa na geladeira. Sabe quando sobre um pouco de cada coisa? Então, fiz uma torta de legumes com a massa de arroz!!! Ficou boa viu!!! Só não to gostando da farinha daqui, ela não dá o ponto certo na massa, e as coisas ficam muito secas!!! AAAhhh, maridão ajudou a fazer almoço hoje, picou os legumes, os temperos, aprontou a mesa!!! Ele tb vira e mexe lava a louça pra mim!!!!

AAhh, o pessoal lá de casa (na casa do meu pai) deve estar se perguntando onde eu enfiei meu bichos de pelúcia por aqui!!! Eles estão todos no meu quarto... No criado-mudo, na comoda, na cama, no chão!!!! Quem entra lá pensa que se aquilo não é quarto de crianca, é quarto de menina!!! Hahahahaha, André é minoria por lá!!! A única coisa que remete a um homem lá dentro é o roteador e o modem da internet kkkk!!!!!

Curiosidade: liquidificador aqui só com copo de vidro!!! Com copo de plástico até dá pra achar, mas é difícil, porcaria e o preco acaba sendo o mesmo!!! O meu é um Philips com filtro no meio, copo de vidro (que deve pesar mais q eu kkkkk) muito lindo!!!!!

Outra coisa, aqui quando o pessoal faz chá, nada de ficar fervendo água na panela. Temos uma jarra elétrica, que vc põe a água lá e liga. Depois de 1 ou 2 minutos (acho que nem chega a tanto) a água tá fervendo e a jarra desliga sozinha!!!! Chique, ? Isso é normal por aqui, toda casa tem!!!!

Bom, devido ao fuso horário (5 horas a mais que o Brasil), já está na minha hora de dormir!!!

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!
19 de setembro de 2008

Vinho, música e CIA!!!!


E enfim chega a sexta-feira!!!! A gripe continua por aqui, mas ela perdeu um pouco de forca e pude ir para a academia hoje!!! Durante o restante do dia, nada de extraordinário, só mais um dia normal no "Reino da Dinamarca"! Aproveitei o dia para ler mais um pouco (terminei um livro ontem e já emendei outro na sequência) e agora resolvi organizar meus e-books que estavam todos espalhados em várias pastas do desktop e do laptop. No fim, cheguei a um total de 24 livros aguardando para serem lidos!!!!

Decidi fazer hamburguer em casa no final de semana, então passei no mercado para comprar o pão, e acabei comprando uma garrafa de vinho, que estou saboreando agora, depois de um simples, mas delicioso jantar, enquanto procuro uma boa receita de torta de legumes para o almoço de amanhã! Tb estou dando uma olhada em receitas de hamburguer, pois não estou achando sopa de cebola por aqui, que é o melhor que tem para fazer hamburguer em casa. E para quem perguntar porque eu não compro hamburguer pronto e congelado no mercado, é simples, POR QUE É HORRÍVEL!!!! Compramos a semana passada e a carne moída daqui, aquela q eles dizem ter só 6% de gordura tem um gosto horrível, mesmo quando bem temperada... um gsoto que lembra aqueles nervos da carne, sabe? Por incrível que pareça, a carne moída daqui que mais chega perto do normal (pra nós brasileiros) é a que tem 16% de gordura. Agora imaginem ir no Mac, pedir um lanche e quando vc dá a primeira mordida sente um gosto de carne horrível, cheia de sebo? Pois é, tem um lanche novo aqui, chamado "The M", que o slogan diz que é exclusivo para os amantes da carne, que tem esse sabor terrível!!!

Falando em fast-food, tá aí algo interessante de comentar. Eles tem uma rede própria aqui chamada "Sunset Boulevard" que tem uns lanches muito bons... mas o mais interessante de lá é a batata-frita, que não é frita!!!! Como assim?? Bom, ela é idêntica à batata-frita do Mac, só que é feita no forno. Sei lá que tipo de tecnologia doida é essa, só sei que sai igual à batata-frita, mas sem gordura e eles ainda jogam um temperinho muito gostoso por cima. Pra quem passar por aqui um dia, vale a pena conhecer e experimentar!!!

 Vou ficando por aqui, pois o vinho já tá fazendo efeito e tem uma trilha sonora bem romântica rolando aqui no fundo!! Ehhh sexta-feira bôa!!!!

Beijocas Dinamarquesas!!!!
18 de setembro de 2008

Um dia perdido!!!!


Humpf!!! Ainda sem nenhum comentário por aqui!! Bom, não tem problema, eu consegui colocar um contador de visitas aqui no blog, então agora sei quantas pessoas anda passando por aqui sem deixar nem um OI!!! Depois dou um jeito de saber QUEM são essas pessoas!KKKK

Não posso deixar de agradecer minha amiga Camila (Do blog A garota do copo D'água), pois foi no blog dela que eu achei o link para o contador de visitas!!! Bom, o que dizer do dia de hoje. Ninguém se ofereceu para levar minha gripe embora, então não durmi quase nada durante a noite (por causa do nariz constipado) e acabei não indo para a academia. Conclusão, depois de fazer o café e dar tchau para o marido que foi trabalhar, voltei para cama. Dormi muito pouco, pois o nariz continuou constipado, mas deu pra descansar um pouco.

Depois que acordei resolvi ler um pouco ali na cama mesmo. Enfim, uma hora temos que lutar contra o mal estar e me vi obrigada a sair da cama, tomar banho, comer alguma coisa. Depois eu li mais um pouco e fui fazer a janta! Afinal, se existe um emprego onde vc não pode faltar mesmo estando muito doente é o de esposa e dona-de-casa! Sem falar daqueles dias que vc se planeja toda, faz o prato preferido do marido (que nunca vai ser um que seja simples de fazer) e quando ele dá a primeira garfada e vc olha pra ele com aquela cara de "E então, está uma delicia?" , as primeiras palavras que saem da boca dele são: "Não está igual ao da minha mãe!". Mas que inferno isso quer dizer, não quero saber se tá igual ao dela, quero saber se está gostoso!?!?! E mais, quem disse que eu queria que ficasse igual ao dela?. Tenho certeza que muita gente que tá lendo já passou, vai passar ou conhece alguém que já passou por isso. Não tenho o que reclamar do André quanto isso, ele só fez isso uma vez, quando ainda namorávamos e eu tentei fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate (o preferido dele), que ficou todo embatumado e a cobertura toda águada. Com certeza não tava igual ao da mãe dele, aquilo nem parecia um bolo de verdade kkkkkk!! Só sei que depois daquilo eu encasquetei com o bendito bolo de cenoura e sei que tem muita gente por ai que só sabe fazer esse bolo com a minha receita e meus truques... kkkkk que quem sabe, um dia, eu resolvo por por aqui.

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!!
17 de setembro de 2008

Cedilha!!!


Só pra constar, de vez em quando vcs vão perceber que eu deixo umas palavras sem cedilha... acontece q estou usando teclado padrão "DANISH" e essa porcaria não faz cedilha de jeito nenhum... e a correção do blog nem sempre arruma direito. Tenho tentando deixar tudo certinho.. mas se passar algum vcs já sabem... a culpa é do teclado!!!!

Flu for free!!!!


Óia eu aki tra veiz!!!! E ai pessû? Quem tá afim de pegar uma gripe? Tá de graça!!! Bom, apesar da gripe, tá tudo ótimo por aqui! Vamos fazer um pouco de inveja? Agora que tá escurecendo lá pelas 19:30 (sim, pois quando chegamos aqui em julho escurecia às 23:00) estamos deixando a luzes apagadas e iluminando a casa com velas! Chique, né? Por aqui é super normal, e as velas são muito bonitas e baratas. Vc compra em qq mercado e elas ainda tem adesivo indicando qts horas elas duram.

Pois bem, estou sentada na sala, com três velas acessas, duas bem pequenas, com uns 2 dedos de altura, que duram 6 horas e uma grande, roxa, daquelas que aí usamos de enfeite, que dura 30 horas. E nisso não gasto nem 5 reais.

Mais um hábito que adquirimos aqui (esse por conta própria, nada de que seja padrão por aqui) é o de tomar 1 xícara de café depois do jantar. Sempre que possível acompanhado de um ou dois biscoitinhos (ou um pedaço de bolo, que é o caso nessa semana). Sei bem o que algumas pessoas vão dizer... q eu não tomava café. Realmente, eu não tomava mesmo, não q não gostasse, mas o danado me fazia muito mal pro estomago. Mas qd tomo depois da comida, e estou de estomago cheio, não me faz mal... e agora eu viciei!!!

Chega de fazer inveja kkkk, vamos contar um pouco sobre a vida por aqui. Eu estava precisando marcar médica e quando eu ligava entrava uma gravação em dinamarquês! Que jóia, como é que eu vou entender o q diabos tá falando naquela gravação!?! Pois bem, o André ligou da Nokia, com um dinamarquês por perto e descobrimos que vc só pode ligar para marcar consulta entre 8 e 9 da manhã. Depois disso o telefone cai direto na gravação! Pode??? Bom, o jeito foi ligar de manhã e claro que o telefone só dava ocupado, afinal todo mundo só pode ligar nessa hora! Quando conseguimos, a moça mandou ir lá na segunda à tarde, mas não pediu meu nome e nem nada. Coisa mais estranha!!!

Pra quem tem curiosidade de saber como é o dinamarquês, joguem The Sims e quando vcs colocarem os bonequinhos para conversar, prestem atenção e tentem entender alguma coisa, é igualzinho!!!!

O sistema médico aqui é assim, qd vc faz seu cadastro no seguro social aqui te dão um número chamado CPR (tipo o RG). Esse cadastro só é feito quando vc já tem um endereço fixo e a partir do seu endereço eles te cadastram com um médico próximo da sua casa. Qq coisa que vc precise em relação a médico é nesse que vc vai. É um clinico, portanto se vc precisar de algo mais especializado, vc precisa do encaminhamento desse médico primeiro. Depois que vc faz o seu cadastro vc recebeu um cartão com seu número de CPR, endereço, nome e telefone do seu médico. Qq lugar que vc vá sempre vão te pedir esse cartão, até na biblioteca quando vc quer levar algum livro emprestado! E se vc mudar de endereço, tem que ir lá mudar os dados do seu cartão, que se chama Yellow Card (sim, ele é amarelo).

Bom, vou ficando por aqui pois minha gripe está consumindo toda a minha criatividade hoje. Mas antes, quero agradecer ao pessoal que anda lendo isso aqui... já fiquei sabendo que a noticia sobre o blog andou se espalhando e tem um monte de gente lendo!!! Só quero agora que vcs comentem ok?

Olha só, pra quem não tá achando (viu, papai?) aqui no final do post, depois que termina o que eu escrevi, tem a data e a hora q eu publiquei o post e do lado tem assim "X comentários"... se vcs clicarem ali vcs podem escrever... aaahhh, eu deixei a opção de comentário anônimo habilitada, então se o problema é vergonha, vcs não precisam se identificar, ok???

Beijocas Dinamarquesa... tchau, tchau!!!!
16 de setembro de 2008

Frio = sopa + livro!!!


Terça-feira, acordei meio resfriada!!! Garganta doendo... mas deixei a preguiça de lado e fui para a academia. Criei o maravilhoso hábito de ler enquanto pedalo na bike!!! Resultado, quando dei por mim, já estava lá a uma hora e vinte minutos!!! Chegando em casa, tomei um bom banho e passei o resto dia LENDO!!!! Pra quem me conhece, sabe que quando eu não tenho muito o que fazer, vão me encontrar com um livro na mão.

Acontece que aqui eu só acho livros em dinamarquês e em inglês. To lendo um em inglês, eu até consigo, mas a leitura não rende, pois tem partes que acabo tendo que ler mais de uma vez!!! Bom, a solução está sendo apelar para os e-books! Acontece que faco parte de uma comunidade no orkut e vou baixando os títulos que o pessoal recomenda. Resultado: acho que já estou com uns 15 para ler!!! E baixando mais!!!

Bom, o frio resolveu chegar por aqui, então quando o marido chegou mais cedo em casa, eu estava deitada no sofá embaixo das cobertas e lendo. Tão entretida eu estava, que não conseguia ter idéia do que fazer de janta. Pensei em uma sopa, mas não estava com muita coragem de fazer, pois minha sogra sempre fez sopas maravilhosas e eu só sei fazer sopa boa se for tipo papinha de nenem ou sopa de feijão (feijão branco com legumes é a minha especialidade). Bom, acabei por fazer a sopa com o que tinha aqui, frango, batata, cenoura, macarrão e alguns temperos. Não sei bem como ou o que aconteceu, só sei que a danada ficou boa demais e acabamos com a panela toda!!!

Bom, no post anterior eu pedi pro pessoal comentar, e até agora nada!!! Acho que to escrevendo isso aqui à toa mesmo!!! Fazer oq, pelo menos eu me divirto com minhas próprias bobagens kkkkk!!!
15 de setembro de 2008

Falta muito pra chegar sexta-feira?!?!?!


E mais uma semana começa. E hoje a segunda-feira foi longa! Academia, mercado, faxina, bolo de cenoura, janta, marido pentelhando, blog... ufa... cansa só de pensar!! Bem, mais uma tentativa de fazer bolo com ingredientes dinamarqueses. Ainda não está perfeito, mas dá pra comer, então... agora fica a dúvida? O problema está na farinha ou no açúcar daqui (aqui só tem açúcar granulado/cristal, não se acha refinado como aí no Brasil). No próximo bolo vou tentar diminuir um pouco dos dois.

Pra relaxar e dar boas risadas em plena segunda-feira, que tal saber como serão seus filhinhos? (www.makemebabies.com) Vc pode fazer com seu parceiro, ou até mesmo com alguém famoso!!! O duro é achar uma foto que combinada com a do maridão desse algo aceitável kkkkk!!! Vou continuar tentando, ou vou ter que aceitar que meus filhotes não vão ser tão lindos como pensei!!! O mais engraçado é que todos saíram loiros de olhos claros, independente da foto que usei!!! Gostei disso!!!! kkkkkkkk

Vou ficando com meus bolos por enquanto!!!!!
14 de setembro de 2008

Tempero Brasileiro!!!!


Gente, trabalhei algum tempo em restaurante aí no Brasil, e é engraçado ver que os Chef´s estão sempre buscando receitas de outros países para incrementar o menu. As campeãs são as Francesas, mas os países da Europa em geral sempre são uma referência à alta gastronomia!! Mas vivendo por aqui a algum tempo, aprendi o quanto a culinária brasileira é fantástica e uma das melhores do mundo. Além de diversificada, a comida brasileira tem um tempero sem igual, que deixa muita comida Européia "no chinelo"!!! Vc devem estar se perguntando "porque diabos essa menina tá filosofando sobre culinária brasileira?". É simples, hoje eu fiz feijão aqui em casa. Sabe almoço de domingo, onde a família toda se reúne pra comer uma comidinha feita especialmente para esse dia, que geralmente envolve macarronada com frango, carne assada ou bife á milanesa? Pois é, eu troquei tudo isso por arroz, com feijão e bife. Tudo bem, a carne era de porco, mas o que importa mesmo é que comi feijão. E, modestamente falando (kkkkk), eu faco um feijão pra lá de bom, viu?!?! Olha só que delícia:


Bom, restante do domingão, dia de ficar em casa, assistindo TV, planejando o cardápio da semana! Não que eu saiba com certeza o que vou fazer, mas uma coisa é certa, agora que tenho liquidificador, vou fazer um bolo de cenoura de qq jeito!!! Arrumei até um programa para organizar minhas receitas, dividas por categorias e etc. Ahhh, Obrigado a todos que têm tido paciência para ler o que eu escrevo e tb aos que se prontificaram a me mandar leite condensado via sedex, fedex, etc!!! Acho que por enquanto não vou precisar... mas aceito uns livrinhos em português, pq ler em inglês enche o saco!!! E podem deixar um comentário de vez em quando... só pra eu saber que não to escrevendo isso aqui pro Gasparzinho, ok??? 

Beijocas Dinamarquesas!!!!
13 de setembro de 2008

Beber, cair e levantar!!!!


Bem, no final do post anterior comentei que iríamos no European Beer Festival. E fomos mesmo. Apesar de uma fila para entrar e o negócio parar de vender ingressos bem na nossa hora (voltou a vender cerca de 1 hora depois), foi bom demais. Imaginem um pavilhão de exposições, com estandes para tudo quanto é lado e em cada um deles uma infinita variedade de cervejas para serem degustadas.

Nosso ingresso dava direito a duas degustações (fichas) cada, mas lá dentro compramos mais 11 fichas, e no total gastamos 100 reais e experimentamos 15 tipos diferentes de cerveja, incluindo uma de banana (Finlandesa que ganhou o Festival de Helsinke desse ano) e uma cerveja quente com 20% de teor alcoólico! Não gastamos com condução, pois o local ficava a cerca de 25 minutos a pé da nossa casa. E aqui dá pra sair na rua às 11 horas da noite!!!! Pra quem quiser saber mais do Festival (dá pra fazer download do guia de expositores q tem uma descrição das cervejas servidas - em dinamarquês e inglês):

http://www.beerfestival.dk

A bizarrice total ficou por conta dos banheiros masculinos, imaginem esse banheiro químicos, mas na verdade era um X, onde em cada "perna" do X tinha lugar pra um cara (num total de até 4 caras de cada vez) e que é aberto. Tipo, fica lá no meio de um pátio e qualquer um vendo o cara "tirando água do joelho" kkkkkk !!!!!!!!!! Como diria o André: "This is very danish!!"

Sabadão, dia de descanso e... SHOPPING!!!! Não dava mais pra adiar, precisava comprar um liquidificador e um secador para o cabelo... então, fomos dar uma volta para comprar essas coisas. Dia bonito, ensolarado e frio. Vento forte e gelado, e tempo seco... em todo lugar que eu encostava eu tomava choque... não dá nem pra namorar direito desse jeito!!!

Como não podia deixar de ser, acordei com enxaqueca de novo e com ela fiquei o dia todo... até agora por sinal!!!

Curiosidade: no Brasil, desde minha adolescência, sempre que via uma mulher de cabelos meio alaranjados (sabe quando o pessoal pinta o cabelo de vermelho e começa a desbotar fica meio laranja?) dizia que era por que ela tinha lavado eles com água de salsicha. Pois bem, aqui não posso dizer o mesmo sobre essas mulheres (e hj vi uma que realmente tinha o cabelo laranja), afinal se vc cozinhar a salsicha aqui, a água fica cor-de-rosa!!!!! Isso pq eles não usam urucum pra tingir a salsicha, e eu nem quero imaginar o que é que eles usam... ela fica com um vermelho tipo ki-suco kkkkkk!!! Sem falar que aqui não se cozinha a salsicha, eles grelham a coitadinha... não que fique ruim... mas eu ainda prefiro salsicha brasileira!!!!

AAAHHH, comprei feijão no mercado e amanhã será o grande dia!!! Pelo menos já sei que os vizinhos não chamam a policia por causa da panela de pressão!!!!!!

Vou ficando por aqui... bom fim de semana a todos!!!!!!!!

Beijocas cheias de saudades!!!!!!!!!!
12 de setembro de 2008

Moda e beleza!!!!!


Sexta-feira, dia da beleza! Voltando da academia, um bom banho, hidratação no cabelo, no corpo, depilação e manicure! Tudo em casa. Essas coisas por aqui são caríssimas, para vcs terem uma idéia, vi um salão com promoção de manicure, o equivalente a 85 reais (na promoção!!!). E quando olhei lá dentro, a "manicure" era um cara todo bombado e cheio de tatuagens!!! Ainda bem que trouxe minhas coisas do Brasil!!! Ainda bem mesmo, um esmalte baratinho por aqui custa o equivalente a 15 reais!!!!!

Engraçado como as coisas mais simples se tornam tão complicadas quando estamos morando em outro país. Cortar o cabelo tem se mostrado um pesadelo, preços exorbitantes (na faixa do 300 a 500 reais o corte), sem falar no medo do cara não entender o que eu quero e fazer os mesmos cortes que vejo nas cabeças das dinamarquesas por aqui. Sim, pq elas usam esse cortes moderninhos, todos "geométricos" (pra quem faltou nas aulas de geometria, claro!!), repicados, etc. Falando um pouco das dinamarquesas, me orgulho ainda mais de ser brasileira. Elas são todas loiras de olho azul, claro!!! Mas não sei o que se passa na cabeça delas... a maioria pinta o cabelo de castanho ou preto, e como é caro, quando começa a crescer fica uma coisa um tanto bizarra de cabelo escuro com raiz loira!!!

Outro problema delas é com a cor da pele. Elas simplesmente não se contentam em ser brancas... gastam fortunas e horas com bronzeamento artificial e cremes de auto-bronzeamento, ao ponto de suas peles ficarem laranjas... isso mesmo, elas ficam LARANJAS!!! Pra ajudar, meu marido foi fazer piadinha de mim pros pais dele (dizendo que to ficando laranja tb) e meu sogro disse que como tá na moda as "Mulheres Frutas", eu posso ser a "MULHER LARANJA"... eu mereço!!!!

Bom, falar sobre as roupas então... tem cada coisa linda por aqui... casacos maravilhosos, saias espetaculares. Só não ensinaram elas a combinar uma coisa com a outra e não é raro vc ver na rua alguém com vestido rosa, meia (fio 40) verde, sapato amarelo e cachecol azul!!! Mas nem tudo é ruim... adorei a idéia das leggings (nem sei se tá escrito certo) com vestidos/túnicas... e estou pensando em aderir aos sapatos e botas de salto baixo!!!!

Vou ficando por aqui... hoje o marido chega mais cedo do trabalho... eu quero aproveitar para adiantar o jantar, pois hj vamos no European Beer Festival!!! E dá-lhe cerveja!!!!

OBS: descobrimos um nome para o frango que fiz na quarta...

Escondidinho de Frango à Dinamarquesa!!!
11 de setembro de 2008

Homenagem à minha maravilhosa sobrinha!!!!



Engraçado como lembramos de coisas engraçadas da nossa infância e imaginamos a próxima geração (filhos, sobrinhos, netos, etc) agindo da mesma forma... quem não se lembra da musiquinha na hora do recreio: "meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer. vou comer..." ou então "Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer..."

Bom, como este blog está mais para livro de receitas do que qualquer outra coisa, resolvi dividir com vcs uma lembrança que tenho da minha sobrinha e afilhada maravilhosa, de quem estou morrendo de saudades, e que vai fazer aniversário em poucos dias... um belo dia, ela canta uma música "da hora do recreio", desconhecida para mim e com uma letra um tanto quanto inusitada, mas que anda pela minha mente nos últimos dias (graças ao meu marido que resolveu cantar ela na hora da janta, claro)

HOJE A BÓIA É BOA
TEM FILÉ DE BODE
SOPA DE MOSQUITO
SALADA DE BIGODE
 E DE SOBREMESA
MOCOCÓ DE LESMA
E O REFRIGERANTE
É XIXI DE ELEFANTE


OBS: sim, o certo é mocotó, mas ela sempre cantava mococó!!!

SAUDADES enormes de todos!!!!
10 de setembro de 2008

Orkut, frango, vinho e CIA!!!!!!


Ontem foi um dia totalmente fora do comum! Maridão teve reunião às seis da manhã (fez de casa por conference) e logo depois foi pro escritório pois tinha outra reunião na sequência. Eu me levantei para fazer o café para ele e assim que ele saiu pra trabalhar eu voltei para cama... academia nem pensar, estava com uma enxaqueca absurda (ainda to mal, mas não dá pra passar dois dias na cama por causa disso).

Acordar cedo e com enxaqueca, sinal que o dia não seria muito bom... mas uma boa alma veio me salvar. Como que por milagre, numa comunidade no orkut de Brasileiros na Dinamarca, uma boa alma resolveu dar a dica de que em lojas árabes é possível comprar leite condensado!!! Meu Natal está salvo... e que venham os brigadeiros de aniversário!!!!!

Hoje, dia de deixar a enxaqueca e a preguiça de lado (apesar de os vizinhos nos acordarem às duas da manhã com sons um tanto sugestivos) e ir para a academia malhar. Já na volta pra casa comecei a pensa no que fazer para o jantar... depois de passar a roupa é claro kkkkkk!!!! Bom, algo envolvendo molho branco, frango e arroz invadiu minha mente.... e no final, um prato delicioso e ainda sem nome específico (Frango à Dinamarquesa segundo o André)!

Ingredientes e modo de preparo (vai em partes pra vcs entenderem melhor):

250 g de peito de frango
100 g de Bacon
1 colher de chá de curry
1 tablete de caldo de galinha
1 colher de chá de sal
Água

Colocar os ingredientes na panela de pressão e deixar cozinhar. Mais ou menos uns 15 minutos depois que começar a apitar.

3 batatas médias
1 colher de chá de manteiga
Sal à gosto

Retire o frango da panela com a espumadeira, e use o caldo para cozinhar as batatas. Após cozidas, amassar, colocar a manteiga, o sal e 1 concha pequena do caldo que ficou na panela (aquele q cozinhou o frango e as batatas)

1 colher de sopa de margarina
1/2 cebola pequena picada
1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
4 azeitonas picadas

Pique o Bacon em cubos pequenos. Frite a cebola na margarina, adicionando o Bacon quando estiverem douradas. Acrescente a farinha já dissolvida no leite e mexa até engrossar. Desfie o frango e acrescente no creme, junte as azeitonas e experimente. Se necessário, coloque mais sal.

Num refratário, coloque o purê no fundo, espalhando e nivelando com a ajuda de um a colher. Por cima do purê coloque o creme com o frango. Cubra com queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Eu servi acompanhado de arroz branco e couve de Bruxelas no azeite.

 OBS: utilize o caldo que restou do cozimento do frango e das batatas para cozinhar o arroz, o sabor fica delicioso. Ou guarde para fazer uma sopa de legumes quando estiver frio!!!!! Fico por aqui, me deliciando com uma maravilhosa taça de vinho... afinal, a noite está apenas começando!!!!
8 de setembro de 2008

Nem tudo está perdido!!!!


Eu passei a semana toda planejando fazer um piquenique no sábado, parque por aqui para isso é o que não falta. Mas na sexta todos meus planos vieram por água a baixo, dia nublado, ventando e ameaçando chover, e a previsão para o sábado não estava nada melhor que isso. Resolvi cancelar tudo. Como sempre, a previsão estava errada (incrível como a previsão do tempo é péssima por aqui, eles nunca certam) e o dia estava ensolarada, com algumas nuvens, mas nada de chuva. Por fim, acabamos ficando em casa.

No domingo, decidimos andar pela cidade. As lojas aqui não abrem aos domingos, somente no primeiro domingo do mês e como ontem era esse domingo, deu pra ver algumas vitrines e até entrar em algumas lojas. Bom, isso é assunto pra outro post, mas eu vi cada coisa incrível, que decidi que durante a semana vou dar uma passadinha pelas lojas sem o marido pra poder explorar melhor kkkkkk!!!!

Hoje, segunda, começa tudo outra vez... saindo da academia passei no mercado para comprar leite, e para minha surpresa encontrei amido de milho e se não bastasse da MAIZENA!!! Nem tudo está perdido... seria um sinal de que ainda irei encontrar meu tão sonhado leite condensado??? Quem sabe, só sei que já dá pra pensar no tal pavê de sonho-de-valsa... só falta achar algum bombom por aqui que seja igual sonho-de-valsa kkkkk!!!!
6 de setembro de 2008

Nossa Senhora do Leite Moça, cadê você?


Informação que não poderia deixar de compartilhar. Uma indignação para ser mais exata! NÃO ENCONTRO LEITE CONDENSADO AQUI!!!! Procurei em todos os lugares do mercado, parecia uma barata tonta, andando de lá pra cá, e nada! Chegando em casa, resolvi pesquisar na internet, pois não era possível que algo tão simples não pudesse ser encontrado por aqui. Nossa Senhora do Leite Moça, cadê você? O que encontrei na internet foi decepcionante. A Nestlé não comercializa leite condensado por aqui! No site do fabricante de leite local, receita para se fazer leite condensado em casa!

Ai ai, tudo bem que o pessoal por aqui adora fazer as coisas sozinhos, mas até aí fazer leite condensado já é demais não acha? Imaginem, aniversário sem brigadeiro? Lembrando que outros ingredientes utilizados em doces também não tem vez por aqui, como o amido de milho (pra falar a verdade, não achei nada de milho por aqui ainda - como será que fazem a pipoca no cinema???). Quer dizer então que Pavê de sonho de valsa nem pensar?? Ai Socorro, acho que vou ficar louca!!! Tudo bem, só posso comer doce no Natal, e chocolate tem aos montes por aqui, mas eu vou ter que dar um jeito nisso! Nem que pra isso eu tenha que ir pra Suécia!!! (falando sério, parece que lá tem o danado do leite condensado e dá pra chegar lá num 30 minutos - será que vão achar que é contrabando??) Uma coisa é certa, aniversário sem brigadeiro, jamais!!!

Mais uma receita!!!


Essa receitinha eu fiz para o jantar de sexta-feira, O André gostou tanto que comecou a fazer planos de ganhar dinheiro com minha habilidades culinárias kkkkkkk!!!

Peixe ao forno com mostarda e alcaparras

Ingredientes:
2 filés de peixe
Suco de 1 limão
Sal e pimenta à gosto
1 colher de sopa de condimento de mostarda amarela
1 colher de chá de alcaparras picadas
2 dentes de alho amassados
1 cebola média cortada em rodelas finas
1 colher de sopa de óleo

Modo de preparo:
Misture o suco de limão, a mostarda, o óleo, o sal, a pimenta, o alho e as alcaparras e use para temperar os filés de peixe. Deixe nesse tempero por uma hora. Coloque o peixe e o tempero numa travessa e leve ao forno à 250 graus até que estejam cozidos. Adicione a cebolas em rodelas e leve ao forno mais um pouco, até que estas murchem um pouco. Sirva ainda quente!

OBS: Eu usei um peixe chamado PANGASIUS, que no Brasil é vendido como panga ou peixe-gato-riscado, mas a receita fica boa com outros peixes, como pescada e salmão. Eu servi o peixe acompanhado de Macarrão ao Brócolis alho e oléo, mas ficaria muito bom com arroz branco também, pois os temperos usados formam um molho maravilhoso no peixe.

Falando em peixe, eu sempre tempero com sal, limão e pimenta e faco grelhado. Ás vezes passo na farinha de trigo, mas nem sempre. Bom, um dia resolvi assar no forno e depois de assado cobri com molho branco e queijo e levei para gratinar. Servi acompanhado de aspargos verdes fresco puxados na manteiga.

SIMPLESMENTE DIVINO!!!!

Começando!!!

Bem, lá vamos nós!!! A algum tempo venho pensando em começar um Blog para que as pessoas soubessem um pouco mais sobre minha vida aqui na Dinamarca, mas sempre acabava desistindo. Alguns acontecimentos da última semana fizeram com que a vontade crescesse, sendo que até o André me aconselhou a iniciar um. A decisão final foi tomada enquanto preparava o almoço deste sábado. Estava eu tentando descobrir uma receita para utilizar minhas últimas PASTINACAS (que o André não gostou muito).

Bom, acontece que estava interessada em uma receita de torta de legumes, mas não tinha ovos em casa e nem me passava pela cabeça ir ao mercado. Acabei indo parar num blog com uma receita de bolinhos de batata com espinafre, mas que também usava ovos... enfim, o que fazer?? Resolvi arriscar uma receita da minha própria cabeça, inventada ali, na hora, com o que eu tivesse disponível. E decidi que se desse certo, iniciaria o blog, pois tenho criado várias receitas da minha cabeça, e me dá uma vontade danada de dividir com os outros. E não é que deu certo??? Bolinhos de batata com pastinaca deliciosos, almoço perfeito para um sábado! Segue a receita:

Ingredientes:

2 batatas médias
2 pastinacas
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 tablete de caldo de galinha
Sal a gosto
1 colher de sopa de margarina
1/2 xícara de queijo ralado
3/4 de xícara de farinha de trigo

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas e as pastinacas em água com o sal e o caldo de galinha até que fiquem bem macios. Após cozidos, passe pelo espremedor de batatas (alguns pedaços da pastinaca eu tive que amassar com um garfo) e misture com a cebola picada, o alho e a margarina. Leve à geladeira para esfriar. Depois de frio, acrescente o queijo ralado e a farinha de trigo. Vá colocando a farinha aos poucos até a massa não grudar mais na mão. Faca bolinhas e passe na farinha de trigo. Frite em óleo bem quente.

OBS: usei 3/4 de xícara de farinha para a receita tudo, incluindo a massa e empanar os bolinhos.
OBS2: o queijo ralado que usei aqui é uma mistura de mussarela, gouda e cheddar. Acredito que a melhor opção seja a mussarela.
OBS3: as batatas devem ser aquelas secas, do tipo que usamos para fazer nhoque.

Enquanto almoçávamos, ficamos conversando sobre as possibilidades para essa massa, como rechear com carne moída, frango, usar cenoura ou mandioquinha no lugar das pastinacas, fazer ela somente com batatas, empanar na farinha de rosca ao invés da farinha de trigo. Com certeza todas elas ficarão muito boas.

Beijoquinhas Dinamarquesas!!!